foto reitoria 2016

Informe sobre a ocupação da reitoria da UFG

Em 24/06/16 10:31.

Reitoria se dispõe a aprofundar o diálogo sobre as questões que motivaram a ocupação

Na manhã de quarta-feira, 15 de junho, estudantes, em sua maioria mulheres, ocuparam o prédio da reitoria após um estudante da UFG ter divulgado nas redes sociais um possível caso de estupro na noite anterior.

Diante da ocupação, o Reitor da UFG esteve disponível ao diálogo, além do que, enquanto se aguardava a pauta de reivindicações, foram realizados vários contatos na tentativa de abertura de negociação com as estudantes que ocupam o prédio. Somente no dia 20 de junho o documento das estudantes foi enviado para o e-mail da Reitoria e postado nas redes sociais. No início da manhã de 22 de junho, a resposta da Reitoria foi entregue em mãos para as estudantes.

Na resposta da Reitoria foram apresentadas propostas, em curto, médio e longo prazos, relativas à segurança na UFG e um conjunto de ações e políticas visando à construção de um processo formativo que promova o respeito às mulheres, o direito à diversidade, o combate ao racismo, ao sexismo, à LGBTfobia e ao assédio moral e sexual.

Ao final do documento da Reitoria com as propostas, destacou-se que seria necessária, imprescindível e urgente a desocupação do prédio para a retomada da regularidade das atividades desenvolvidas no Gabinete, nas Pró-Reitorias e nos seus setores administrativos, bem como para o atendimento às demandas e obrigações relacionadas a estudantes, professores, técnico-administrativos, bolsistas, prestadores de serviço e fornecedores, entre outros.

Diante da permanência do impasse e da ausência de manifestação formal das estudantes acerca da desocupação, foi solicitada à Procuradoria Federal, no dia 23 de junho, a adoção das medidas judiciais necessárias à reintegração de posse do prédio.

É importante destacar que várias das preocupações das estudantes, em especial as relativas à segurança na instituição, têm sido objeto de debates com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, coordenados por comissão instituída pelo Conselho Universitário (Consuni), em maio de 2015, visando estabelecer uma política de segurança para a UFG.

A Reitoria reafirma a sua disposição para dar continuidade à interlocução com estudantes, professores e técnico-administrativos da UFG, bem como suas entidades representativas, com objetivo de aprofundar o diálogo sobre as questões que motivaram a ocupação e buscar soluções para os problemas que afetam a comunidade universitária.

Pauta de reivindicações das estudantes

Resposta da Reitoria

Fonte: Ascom/UFG