Nobel de Química participa de evento em Goiânia.

Nobel de Química participa de evento em Goiânia

Sur 30/05/16 11:09.

Suíço Kurt Wüthrich será um dos participantes da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, um dos principais encontros científicos do país

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Divulgação

Goiânia recebe, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O evento, que tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), será realizado no Centro de Convenções e conta com uma ampla programação, com simpósios, conferências, minicursos, lançamentos de livros, entre outras atividadesA expectativa é reunir cerca de 2 mil químicos estudantes, professores e pesquisadores.

Um dos participantes da Reunião será o cientista suíço Kurt Wüthrich, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2002. Ele falará sobre o desenvolvimento das pesquisas envolvendo ressonância magnética nuclear, que contribuem para descobertas nos campos da química, biologia estrutural, medicamentos, diagnóstico médico, entre outros avanços para a melhoria da qualidade de vida. Sua apresentação está marcada para o dia 1º de junho, às 14h.

Destaque ainda para a vinda do espanhol Fernando Albericio, fundador do Instituto de Pesquisas em Biomedicina de Barcelona e um dos principais estudiosos da metodologia da síntese de peptídeos. Uma sessão especial também debaterá os desafios ligados ao ensino da ciência, de modo a estimular mais e melhor as vocações dos alunos. Os debatedores serão os químicos Hernan Chaimovich (USP) e Fernando Galembeck (Unicamp).

Ciência para adolescentes
Outra atração da Reunião da SBQ é uma atividade voltada a estudantes dos ensinos fundamental e médio com o objetivo de divulgar a químicaOs adolescentes poderão realizar experimentos e construir moléculas a partir de modelos feitos com garrafas PET. Também haverá uma mostra de painéis com curiosidades sobre a química dos alimentos. A atividade será coordenada pelos professores Márlon Soares (UFG), e Alfredo Luis Mateus (UFMG).

Nobel de Química participa de evento em Goiânia 02

Kurt Wüthrich recebeu o Nobel de Química em 2002