reuniao reitor cavi capa

Divulgado relatório parcial da Avaliação Institucional da UFG

Em 18/04/16 12:58.

Documento é fundamental para traçar o planejamento da universidade

Texto: Carol Pires e Renato Rodrigues

Foto: Carlos Siqueira

A Comissão de Avaliação Institucional (Cavi) publicou o Relatório Parcial de autoavaliação Institucional da UFG, triênio 2015-2017. Este documento é divulgado anualmente com o objetivo de prestar contas não só do trabalho desenvolvido pela Comissão, mas também propiciar o desencadeamento de  ações mediante os resultados dos processos de avaliação no âmbito da UFG.

Com a divulgação desse documento, tornando público os resultados dos processos avaliativos, espera-se efetivamente melhorias na educação oferecida na universidade. “Mesmo em períodos de restrições financeiras a autoavaliação permite uma análise interna e a proposição de ações para melhoria institucional”, destaca a professora Rosângela Nunes, presidente da Comissão de Avaliação Institucional (Cavi/UFG).

No ano de 2015, a Cavi atuou no processo de recredenciamento da UFG e reuniões com as comissões do Instituto de Estudos e Pesquisas Anízio Teixeira (INEP) durante avaliações in loco para o reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância da Universidade. Outra atuação fundamental foi no processo de avaliação do desempenho didático do docente pelo discente que, a partir 2016, estará disponível no período de matrículas, com o objetivo de contar com maior participação dos estudantes.

O Reitor da UFG, Orlando Amaral, afirmou que os processos de avaliação são muito importantes para as decisões que devem ser tomadas pelos gestores da universidade. Ele informou que foi discutido com os representantes da Cavi/UFG a criação de um cronograma para a implantação de uma plataforma de avaliação eletrônica. “Esperamos que seja mais simples e mais automático o acesso de alunos e professores aos instrumentos de avaliação”, explicou.

Orlando Amaral acrescentou que neste sistema eletrônico, a cada começo de semestre, o aluno poderá fazer a sua autoavaliação e também avaliar o curso e os professores. Além disso, os professores também contarão com um sistema mais rápido de autoavaliação e das turmas que acompanharam. “Acreditamos que este novo sistema irá nos fornecer estas informações de forma mais automatizada e em volume mais significativo, possibilitando tomar medidas para corrigir eventuais dificuldades enfrentadas”, pontuou.

reuniao reitor cavi

Comissão de Autoavaliação Institucional apresenta ao reitor o Relatório Parcial de autoavaliação Institucional da UFG

Mudanças

A partir de 2015 o Relatório de autoavaliação passará a ser produzido a cada 3 anos, com publicação de relatórios parciais anualmente. A alteração se deu em virtude de mudanças na duração do ciclo para fins de reconhecimento/recredenciamento das Instituições de Ensino Superior. Além disto, a implementação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) abriu a possibilidade da Comissão refletir sobre o processo de avaliação institucional que está em curso, o que resultou em um novo projeto que amplia a integração dos processos internos e externos de avaliação.

Comissão de Avaliação Institucional

A Cavi está localizada na Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh) e se reúne todos os meses para a deliberação de suas ações e projetos. A comissão é comporta por docentes, estudantes, técnico-administrativos e membros da sociedade civil organizada.

Para este ano, a Cavi espera implementar oficinas de trabalho com diretores de unidade acadêmicas e coordenadores de curso, com o objetivo de aproximar e integrar os processos cotidianos de avaliação.

Entre as principais atribuições da Comissão estão: incentivar e orientar os processos de autoavaliação institucional no ambiente acadêmico de Graduação e Pós-Graduação (presencial e a distância); subsidiar diretores de Unidades Acadêmicas e Chefes de Unidades Acadêmicas Especiais na avaliação do desempenho didático do docente pelo discente e auxiliar coordenadores na autoavaliação dos cursos de graduação.

Veja mais em cavi.prodirh.ufg.br.

Fonte: Ascom UFG