Data center

Inaugurado data center de alto desempenho

Em 02/03/16 11:08.

Novo data center tem capacidade de atender projetos que exigem alta capacidade de processamento de dados

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Carlos Siqueira

O Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) inaugurou hoje, 02/03, um novo data center com alta capacidade de processamento e armazenamento de dados. A ferramenta atenderá todas as unidades acadêmicas que realizam pesquisas na Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto, que resultou na instalação do núcleo tecnológico, foi iniciado há oito anos e financiado com recursos do CT-Infra, programa vinculado à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).O programa foi criado para modernizar e ampliar a infraestrutura de apoio às pesquisas desenvolvidas pelas instituições públicas de ensino superior em todo país, incluindo aquisição de equipamentos, reforma e ampliação de laboratórios.

Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, professor do Instituto de Informática (INF/UFG) e responsável pela elaboração do projeto do data center, informou que foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão no projeto. “Temos hoje um dos maiores núcleos de processamento e armazenamento de dados de alta performance destinado à pesquisa na UFG aberto para todos os pesquisadores das nossas unidades de ensino”, explicou.

hugo alexandre

Estiveram na inauguração do Data Center o diretor da Funape, Reinaldo Nogueira, o pró-reitor de Administração e Finanças, Carlito Lariucci, o reitor, Orlando Amaral, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Geci Pereira, o diretor do Cercomp, Cedric de Carvalho e o professor Hugo Alexandre Dantas

O Reitor da UFG, Orlando Amaral, afirmou que a inauguração do centro de processamento de dados representa a realização de um sonho iniciado há vários anos. “É uma conquista termos um data center capaz de atender as demandas crescentes da universidade”, comemorou. O reitor também destacou que a nova ferramenta atenderá aos pesquisadores de várias áreas do conhecimento que precisam de uma estrutura de processamento de dados mais moderna.

reitor data center

Reitor celebra a conquista do data center

Para o Pró-Reitor de Administração e Finanças, professor Carlito Lariucci, o novo núcleo tecnológico é um marco na área de pesquisa acadêmica. “A pesquisa é um dos pontos fortes da universidade e cresceu muito nos últimos anos”, destacou. Ele elogiou ainda o trabalho dos professores envolvidos na idealização e implantação do novo data center e o suporte dado pelos servidores da Cercomp ao projeto.

Performance

O novo data center é composto por computadores servidores de processamento de alto desempenho e uma infraestrutura de grande capacidade de armazenamento de dados. O professor Hugo Dantas explicou que as máquinas da unidade tecnológica tem capacidade equivalente a centenas de vezes àquela realizada por um computador comum. “Enquanto um computador moderno tem até seis núcleos de processamento, nós trabalhamos com duzentos núcleos divididos em dez máquinas, o que resulta em uma alta performance”, explicou.

Data center

Jean Teixeira Lima, Gerente da Divisão de Redes da UFG apresenta equipamentos do data center

Hugo Dantas lembrou que na área de Tecnologia da Informação (TI) todas as tecnologias precisam ser atualizadas a cada quatro ou cinco anos de uso e que para se adequar a esta rápida inovação o novo data center tem capacidade de ampliar a capacidade de processamento e armazenagem de dados caso as demandas dos pesquisadores sejam ampliadas nos próximos anos. “Acreditamos que hoje temos plena capacidade de atender com qualidade as necessidades de toda a universidade devido à estrutura tecnológica instalada”, acrescentou.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora CERCOMP