FEN comemora 40 anos

Faculdade de Enfermagem celebra 40 anos de criação do curso

Em 29/02/16 12:46.

As atividades de comemoração terão duração de um ano e buscam envolver também a comunidade externa a UFG

Texto: Caroline Pires

Fotos: Vitor Martins

A Faculdade de Enfermagem (FEN) promoveu no dia 26/02 mais uma atividade de celebração dos 40 anos de criação do Curso de Enfermagem. A solenidade foi realizada no Auditório do K Hotel e contou com a presença de diversas autoridades da área da saúde. Compuseram a mesa diretiva representantes dos servidores docentes, técnico-administrativos e representantes de alunos e egressos da FEN, além de entidades representativas da Enfermagem goiana e gestores da UFG.

A cerimônia soma-se às diversas atividades que vem sendo desenvolvidas pela unidade acadêmica desde o ano passado, para comemorar seu jubileu de rubi. O objetivo foi reunir aqueles que fizeram parte da história da FEN e que colaboraram para as conquistas do curso.

“A Faculdade de Enfermagem é referência em todo o Brasil pela qualidade dos profissionais formados. A FEN só é a potência que é hoje porque teve a contribuição de cada docente, de cada técnico administrativo e cada discente. Ser uma faculdade de Enfermagem de referência na região Centro-Oeste exige empenho, esforço e muito trabalho. Somos também destaque na capacitação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisa e grandes ações de extensão universitária, porque historicamente tivemos bravos defensores dessa tarefa do tripé da Universidade, e grande desempenho da comunidade FEN”, destacou a diretora da FEN, Virginia Visconde Brasil. A professora afirmou ainda que esses resultados são fruto da visão, empreendedorismo e determinação dos docentes que passaram pela Direção da unidade acadêmica.

História

O curso de Enfermagem foi criado em 26 de junho de 1975 e em princípio era ligado ao Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina. Em 1981 tornou-se unidade autônoma da UFG, denominada Faculdade de Enfermagem e Nutrição.

Já no ano de 1990 a Faculdade de Enfermagem ganhou sede própria, e em 1996 se separou da Faculdade de Nutrição. Mesmo antes disto, no ano de 1995, foi pioneira na criação do Programa Especial de Treinamento (PET- Enfermagem). Foram formados até o momento 1350 Bachareis em Enfermagem e a maioria deles também cursou Licenciatura em Enfermagem.

A diretora informou que "a FEN conta hoje com 11 núcleos de pesquisa e já capacitou 118 mestres e 17 doutores deste a criação de seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. A unidade acadêmica é referência na oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, porque sempre teve docentes empreendedores na captação de recursos e com foco na necessidade dos profissionais da prática assistencial. Criou ainda a primeira Revista Eletrônica de Enfermagem do país, que divulga há 18 anos, ininterruptamente, conhecimento de qualidade”.

40 anos - próximas atividades

O Conselho Diretor da FEN aprovou no ano passado extensa programação de comemorações dos 40 anos da unidade acadêmica. O objetivo foi levar para fora da universidade ações que são realizadas por seus alunos e professores.

Em novembro de 2015 foi promovida uma campanha de doação de sangue. Já para este ano o “FEN Ciência 40 anos” realizará mensalmente até setembro, cursos de extensão abertos à comunidade, a exemplo da próxima atividade que será nos dias 8 e 9 de abril, com o tema Desafios atuais para o enfrentamento de doenças crônicas.

Está programado ainda o projeto das “Geladeirotecas”, que receberá a doação de livros a serem colocados em geladeiras, que serão customizadas por alunos e disponibilizadas em locais de atendimento em saúde estratégicos. Os próprios estudantes farão a manutenção das geladeiras que irão servir de bibliotecas.

FEN comemora 40 anos 02

Grande público compareceu a cerimônia de comemoração dos 40 anos da FEN