UFG contra a dengue

UFG participa de mobilização nacional contra o mosquito Aedes

Em 19/02/16 14:27.

Gestores e comunidade acadêmica participam de caminhada ecológica e lançamento do comitê de combate ao mosquito

Texto: Angélica Queiroz e Michele Martins

Fotos: Victor Martins e Carlos Siqueira

Munidos de sacos de lixo, luvas e panfletos informativos, dezenas de servidores, estudantes, diretores de unidades e órgãos, pró-reitores e membros do Grupo Integrado de Ações contra a Dengue (Giad/UFG) participaram, na manhã desta sexta-feira (19/02), da 3ª Caminhada Ecológica Contra o Aedes aegypti, no Câmpus Samambaia. A ação faz parte de uma mobilização nacional incentivada pelo Governo Federal, com objetivo de eliminar qualquer objeto que possa acumular água parada e servir de criadouro para o Aedes aegypti. Ação semelhante ocorreu também na Regional Catalão da UFG.

UFG contra a dengue

No Câmpus Samambaia, equipe eliminou possíveis focos do mosquito

Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, professora Gisele Otoni, destacou que a UFG já tem feito diversas ações de combate ao mosquito e que a intenção é irradiar essa sensibilizar as famílias de todos vinculados à UFG. “Vocês são os soldados dessa campanha!”, afirmou. O Chefe de Vigilância em Saúde do Hospital das Clínicas, Carlos Almeida, destacou a importância do uso das luvas ao eliminar os focos para evitar qualquer contaminação e reforçou que a ação não deve parar aqui. “Precisamos levar esse cuidado para a nossa casa”, afirmou.

O grupo saiu da Reitoria e, passando pela Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Centro de Convivência, Restaurante Universitário, Faculdade de Letras e Prédio das Humanidades, caminhou até o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), onde conversou com as crianças a respeito do tema.

Cepae contra a dengue

Caminhada, que teve início na Reitoria, foi até o Cepae

Comitê da Educação Goiana

O reitor da UFG, Orlando Amaral, participou da caminhada no Câmpus Samambaia após chegar do lançamento do Comitê da Educação Goiana contra o Aedes, dentro da programação do dia de Mobilização Nacional da Educação em Goiás contra o mosquito Aedes aegypti. O lançamento do Comitê ocorreu, também na manhã desta sexta-feira, na Escola Municipal professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, no Residencial Barravento, em Goiânia. A UFG, ao lado de outras instituições de ensino de Goiás, faz parte deste Comitê que será responsável por articular e fiscalizar as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, veio à Goiânia para a solenidade de lançamento do Comitê. Em seu discurso, ela fez uma analogia à força de um exército para não deixar o mosquito causar mais doenças graves. "O maior exército que temos no país se chama Educação. É dentro da sala de aula que os estudantes receberão dos professores orientações e formarão um exército contra o mosquito", declarou a ministra. Kátia Abreu reforçou ainda a necessidade de as pessoas fazerem a limpeza de suas casas. "Devemos matar o mosquito, matar as larvas do mosquito e eliminar tudo o que acumule água", afirmou.

Ministra Katia

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, participou da ação na escola municipal

Para o reitor Orlando Amaral, é preciso o envolvimento de cada um em suas casas e locais de trabalho para não deixar o mosquito nascer. "A proliferação do mosquito traz consequências muito graves para a saúde com a transmissão de doenças como Dengue, Chicungunya e Zika. Precisamos agir como soldados nesta guerra contra o Aedes", disse o reitor.

Orlando sme

Reitor da UFG, Orlando Amaral, lembrou que todos precisam se envolver para não deixar o mosquito nascer

Gestores de instituições em todas as instâncias da educação (municipal, estadual e federal) de Goiás participaram do evento. Para a Secretária de Educação, Neyde Aparecida, o fato desta mobilização ter início nas escolas foi importante para envolver as crianças como principal estratégia de combate ao mosquito. "Devemos chamar a atenção das crianças para conseguir combater o mosquito, pois é assim contribuímos para a mudança de comportamento", afirmou.

Ação dengue

Gestores de instituições municipais, estaduais e federais de Goiás participaram do evento

Educação dengue

Estudantes também participaram do dia de Mobilização Nacional da Educação em Goiás contra o mosquito