Ciências e Tecnologia de Informação e Comunicação

Projeto da UFG é selecionado para cooperação com a França

Em 02/02/16 11:48.

Projeto na  área de Ciências e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) foi contemplado em chamada pública da Fapeg

Um projeto coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na área de Ciências e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), foi um dos cinco selecionados de todo o Brasil para ser realizado em parceria com instituições francesas. O resultado faz parte da Chamada Pública nº 05/2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), desenvolvida por meio da cooperação entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França. O fomento faz parte das ações da Fapeg de apoio ao desenvolvimento tecnológico e de inovação no Estado de Goiás.

Intitulado "Achor - Adaptive enactment of service choreographies", o projeto se propõe a desenvolver uma nova metodologia para permitir que usuários não-especialistas sejam capazes de especificar sistemas de informação utilizando modelos de alto nível, em contraposição ao uso de ferramentas de programação. “O projeto visa contribuir para disseminar a capacidade de construção de aplicações e sistemas para a Internet do Futuro, na medida em que usuários comuns se tornem capazes de rapidamente montar aplicativos para finalidades específicas, sem a necessidade de recorrer a desenvolvedores de software profissionais para atender a demandas pontuais. Por outro lado, o projeto irá contribuir para o avanço de técnicas que visam ao melhor aproveitamento dos recursos de computação em nuvem”, explica o professor do Instituto de Informática (IF) da UFG, Fábio Moreira Costa, coordenador do projeto.

No Brasil, o estudo será desenvolvido por um grupo composto por três pesquisadores da UFG (dois do Instituto de Informática, da Regional Goiânia, e um do Departamento de Ciência da Computação, da Regional Catalão), além de dois estudantes de doutorado, cinco estudantes de mestrado e dois bolsistas de iniciação científica. Da França, o grupo contará com a colaboração de pesquisadores do Inria, de Paris.

Outros contemplados

Cinco projetos brasileiros foram selecionados para serem realizados em parceria com as instituições francesas Inria e CNRS.  A chamada foi lançada em parceria com nove Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), por meio do Confap, tendo sido selecionados projetos de cinco estados diferentes.

A chamada apoia pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que serão desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e franceses na área de Ciências e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).  O objetivo é fortalecer a evolução institucional das cooperações já firmadas por meio da formação de equipes associadas e induzir novas cooperações franco-brasileiras.

A lista com todas as instituições contempladas pode ser acessado pelo link http://www.fapeg.go.gov.br/wp-content/uploads/2016/01/CONFAP-INRIA-CNRS-An%C3%BAncio-do-Resultado-das-Chamadas.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Coordenadoria de Comunicação do Confap.

Categorias: Última hora FAPEG Ciências e Tecnologia de Informação e Comunicação