Comitês de Ética

Em 14/12/15 08:37.

A Pró-reitoria de Pequisa e Inovação é a responsável pelos comitês de ética que atendem a comunidade acadêmica da UFG. As características e atribuições dos Comitês de Ética em Pesquisa no Brasil estão contidas na Resolução n.º 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde (revogada), e na Resolução em vigor CNS/MS n.º 466, de 12 de dezembro de 2012. Os Comitês de Ética em Pesquisa são credenciados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/CONEP.

Conheça os comitês de ética da UFG:

- Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

Criado em 2000, este comitê tem caráter consultivo, educativo, deliberativo e foi criado para proteger o bem estar dos participantes de pesquisa, em sua integridade e dignidade, visando contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos vigentes.

Desde o ano seguinte a sua criação, o CEP, em adequação às novas resoluções e diretrizes, passou a se dedicar exclusivamente à apreciação de projetos de pesquisa nos quais o ser humano é participante direto e indireto, sendo o principal objeto de estudo, pois os desenvolvimento da pesquisa e os seus desdobramentos e resultados poderão afetar a segurança e o bem-estar físico e psicossocial dos participantes.

Telefone: (62)3521-1215

Site: www.cep.prpi.ufg.br

E-mail: cep.prpi.ufg@gmail.com

 

- Comitê de Ética no uso de animais (CEUA)

A missão do CEUA é verificar o cumprimento da Lei n.º 11.794/2008, ressaltando a necessidade de uma revisão ética das pesquisas e dos métodos de ensino que envolvam animais com a observância dos Princípios Éticos da Experimentaçao Animal (3 R's - ), ou seja, alternativas ao uso de animais sempre que possível, redução do número de animais empregados e aprimoramento dos métodos utilizados, visando evitar a dor e o sofrimento destes animais. 

O principal papel da comissão de ética não é o de revisão de projetos de pesquisa, mas sim o de desenvolver um trabalho educativo e de conscientização continuados, buscando permear e influenciar o comportamento das pessoas que utilizam animais em pesquisa e ensino.

Telefone: (62) 3521-1876

Site: www.ceua.prpg.ufg.br 

E-mail: ceua.ufg@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom/UFG