Rybená 04

Portal UFG implanta solução Rybená de acessibilidade para web

Em 27/11/15 14:33.

Software especializado atende, principalmente, a deficientes auditivos e idosos

A partir desta segunda-feira (30/11) passa a funcionar no Portal UFG a solução Rybená de acessibilidade para web, software especializado que garante acessibilidade de forma dinâmica e em tempo real, para atendimento a pessoas com deficiência auditiva, surdos, pessoas com deficiência visual parciais, pessoas com baixo letramento, idosos e em alguns casos pessoas com deficiência intelectual.

A solução já é utilizada no site da Universidade de Brasília (UnB) e funciona sem a necessidade de instalação de plug-ins ou qualquer tipo de aplicativo. O Rybená permite que o usuário possa selecionar conteúdos de texto em português do Brasil, em sítios da internet, e os traduz dinamicamente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou os reproduz por meio de sintetizador de voz.

Rybená

Sistema é solução de acessibilidade para pessoas surdas e tem voz parecida com a humana

Para a diretora do Núcleo de Acessibilidade da UFG, professora Vanessa Dalla Déa, a instalação representa passo importante para a acessibilidade na Universidade. Segundo ela, a medida faz parte da Política de Acessibilidade da UFG, que deve ser aprovada ainda esse ano.  Vanessa Dalla Déa explica que o Núcleo de Acessibilidade já desenvolveu uma barra de acessibilidade, que deve ser implantada no Portal em breve, para auxiliar, especialmente, cegos e pessoas de baixa visão. No entanto, ainda faltava uma solução para as pessoas surdas. “O Rybená vem para ser essa outra possibilidade”, afirma.

A diretora do Núcleo de Acessibilidade destaca ainda que, apesar de ser necessário selecionar o texto, o Rybená pode ser utilizado por pessoas cegas que já tenham programa específico instalado em seus computadores pois, nesse caso, a voz ouvida será a do Rybená, que é mais natural e parecida com a humana, ao contrário das utilizadas nos programas, que costumam ser robotizadas.

Barra de Acessibilidade

Barra de Acessibilidade já está sendo testada no link: teste.prograd.ufg.br

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Núcleo de Acessibilidade Última hora