Empreendedorismo

Ideias criativas são quesitos de empreendedorismo e inovação

Em 24/11/15 17:48.

Professor de Química Analítica mostra como inovar com poucos recursos na I Semana do Empreendedorismo

Texto: Silvânia Lima

Foto; Adriana Silva

“Inovação, tecnologia e multidisciplinaridade: uma parceria empreendedora”. O tema da palestra magna que marcou a abertura I Semana Global do Empreendedorismo atraiu um público predominantemente jovem de estudantes, interessados no assunto, pois, sabem eles, diz respeito ao seu futuro profissional. Por sua vivência e sucesso com base nessa abordagem, Wendell Coltro, professor do Instituto de Química, foi o convidado para ministrar a palestra. O evento vai até o dia 28, sábado, em diversas localidades da Regional Goiânia da UFG, e foi organizado por um grupo de estudantes da liga universitária Lemon, de empreendedorismo e inovação.

Wendell Coltro buscou apresentar ao público presente, exemplificando experiências com a Química Analítica, sua área de atuação, a ideia de inovação apreciada pelo mercado nos tempos atuais. “A partir de um problema, buscamos a solução através de ideias criativas, simplificadas e que permitam uma análise com custo reduzido usando a menor quantidade de amostra possível, contribuindo assim para a Química Verde”, pontuou.

Semana Global Empreendedorismo

Trabalhos de professor convidado para a palestra tem conquistado reconhecimento nacional e internacional

Para ele, empreender significa criar um produto, ou um processo, capaz de solucionar problemas complexos, ou complicados. “Na nossa área, o desafio de empreender está direcionado para o desenvolvimento de produtos para diagnósticos diretamente no ponto de necessidade (point-of-care), ou para a criação de ferramentas analíticas que permitam a identificação rápida de adulterações em bebidas, drogas etc”, exemplificou. Wendell Coltro ressaltou a interação com outras áreas do conhecimento como “essencial para conseguir inovar com sucesso”, ao citar suas diversas parcerias, dentro e fora da Universidade, inclusive do exterior.

Docente do IQ/UFG, desde abril de 2009, vem atuando como pesquisador e coordenador do Laboratório de Eletroforese e Microfluídica, onde orienta estudantes da graduação e pós-graduação. Sua equipe trabalha no desenvolvimento de dispositivos miniaturizados para aplicações nas áreas da biomedicina, bioquímica, química forense, química de alimentos, química do petróleo, e outras. Os trabalhos científicos produzidos por sua equipe tem conquistado reconhecimento nacional e internacional, por meio de publicações em períodos de renome, como a Cover Picture – Electrophoresis, e das diversas premiações: Prêmio Química Nova para Jovens Autores (2015), pela Sociedade Brasileira de Química; MIT Technology Review (2014), um dos 10 brasileiros mais empreendedores, com menos de 35 anos; Prêmio Finep de Inovação (1º. Lugar/ 2013), categoria Instituições de Ciência e Tecnologia/Região: Centro-Oeste.

Semana Global Empreendedorismo

Estudantes, predominantemente jovens, compareceram ao evento

A equipe multidisciplinar do Lemon/UFG atua nos eixos do desenvolvimento da cultura empreendedora e inovadora e na potencialização do desenvolvimento de negócios e integra o programa de incubação de ligas universitárias da Fundação Estudar, onde se destaca como a categoria máxima de ligas do programa, a Liga Diamante. Novo processo seletivo para novos participantes da Lemon deve ocorrer em fevereiro de 2016.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Destaque Última hora Empreendedorismo