Escotismo

HC inicia projeto de extensão de Escotismo

Em 23/11/15 17:13.

Inscrições estão abertas para adultos interessados no trabalho voluntário

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas para adultos interessados no trabalho voluntário de escotista. Podem se inscrever adultos da comunidade interna da UFG e comunidade externa. O projeto é coordenado pela servidora do Hospital das Clínicas (HC/UFG)Regina Sélia Jorge, e visa formar crianças e jovens em um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira.

O projeto será desenvolvido em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil, uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópica, reconhecida de utilidade pública, que congrega os Grupos de Escoteiros no Brasil.

O Grupo de Escoteiros da UFG receberá o nome de “Grupo Escoteiro Ipê Amarelo - UFG” e será voltado para crianças e jovens, filhos de servidores da UFG e da comunidade, que serão divididos em ramos, conforme a idade. As reuniões do Grupo de Escoteiros ocorrerão sempre aos finais de semana. A coordenadora do projeto, Regina Sélia Jorge, explica que, nessa fase inicial, será realizada a formação dos adultos escotistas, os quais, em um segundo momento, desenvolverão as atividades escoteiras com as crianças e jovens de cada ramo.

Os organizadores do projeto de extensão “Escotismo na UFG” recebem apoio do Grupo Escoteiro Goyaz (um dos seis grupos escoteiros de Goiânia), que está orientando-os na formação do novo grupo na UFG. Os adultos inscritos no projeto também participarão de atividades no Grupo Escoteiro Goyaz.

 

Inscrições

Para se inscrever, os interessados deverão enviar um e-mail para ipeamareloufg@gmail.com, com nome completo e telefone para contato. Posteriormente, a equipe de trabalho do projeto entrará em contato para marcar a primeira reunião, na qual serão dados todos os detalhes sobre o trabalho a ser desenvolvido.

 

Escotismo

Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é contribuir para que o jovem assuma o seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades como indivíduo, cidadão responsável, participante e útil em sua comunidade.

Para alcançar seus objetivos, o Escotismo prega o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Movimento Escoteiro convida as crianças e os jovens a desenvolverem de forma equilibrada todas as dimensões da sua personalidade (o corpo, a inteligência, a vontade, os afetos, a integração social e o sentido da existência). Para ajudá-los nesse propósito, o Programa Educativo agrupa essas dimensões em seis áreas de desenvolvimento, que consideram a variedade de expressão do ser humano: físico, intelectual, caráter, afetivo, social e espiritual.

Os objetivos educativos do Programa Educativo do Movimento Escoteiro são definidos de acordo com cada faixa etária. Estes são uma sequencia de passos intermediários até a conquista de cada um dos objetivos finais e apresentam condutas que os jovens podem alcançar, de acordo com a sua idade.

As atividades educativas são oferecidas às crianças como uma proposta pessoal e são entendidas como indicadores de aquisição das competências. Por competência define-se a união de CONHECIMENTO (SABER algo), HABILIDADE (SABER fazer) e ATITUDE (SABER ser) em relação ao que sabe e faz. Dessa forma, o aspecto educativo da Competência implica no desenvolvimento de uma conduta que revela a incorporação de valores.

 

Mais informações

Portal da União dos Escoteiros do Brasil: www.escoteiros.org.br

 

Logotipo Ipê Amarelo

Categorias: Destaque Extensão Escotismo HC