Novembro Azul_ Atenção a saúde do homem.

UFG realiza campanha para promoção à saúde do homem

Em 18/11/15 12:07.

Palestras e diversos serviços de saúde serão oferecidos à comunidade em oito pontos de Goiânia e Aparecida de Goiânia

Texto: Serena Veloso

O câncer de próstata é a quarta causa de morte entre homens no mundo e o segundo câncer mais comum entre eles no Brasil. No entanto, outros indicadores de mortalidade são ainda mais preponderantes nesse público, como a violência, acidentes de trânsito, doenças do aparelho cardiovascular, entre elas o infarto e o AVC, além de problemas no aparelho digestivo. Desmistificar questões ligadas à prevenção do câncer de próstata e promover a conscientização dos homens sobre a necessidade de acessar os serviços de saúde para fazer o acompanhamento frequente são os objetivos da campanha do Mês de Atenção Integral à Saúde do Homem que será realizada pelo Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Agravos Infecciosos, com Ênfase em Hepatites Virais (Necaih) da FEN/UFG e ambulatório Sempre Viva, entre os dias 19 de novembro e 16 de dezembro.

A campanha integra o Novembro Azul e as celebrações do Dia Internacional do Homem, lembrado no dia 19 de novembro. Oito pontos da cidade de Goiânia e Aparecida de Goiânia receberão as ações de promoção à saúde, com a oferta de diversos serviços à comunidade: consultas, atividades educativas, distribuição de gel lubrificante e preservativo, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão arterial, medição de glicemia, teste rápido de sorologia para HIV, hepatite e sífilis, vacinação e aconselhamento em saúde.

Três palestras também integram a programação. No dia 23/11, das 14h às 17h, será realizada, na Faculdade de Enfermagem da UFG, a palestra Vulnerabilidades e saúde do homem de 20 a 49 anos; já o Câmpus Goiânia-Oeste do Instituto Federal Goiano (IFG) recebe, no dia 26/11, das 18h às 21h, a atividade Sexualidade e Saúde do homem; por fim, no dia 15/12, das 9h às 11h30, Conversando sobre sexo: sem vergonha será o tema da palestra ministrada na Reitoria da UFG, no Câmpus Samambaia.

De acordo com o coordenador da campanha e professor da Faculdade de Enfermagem da UFG, Marcos André de Matos, o diagnóstico de doenças entre o público masculino ainda é um desafio para os serviços de saúde, tendo em vista a resistência ainda existente na procura pela atenção primária à saúde. Tal fato estaria associado, segundo o professor, à concepção de masculinidade prevalente na sociedade, a qual determina ao homem a imagem de força, de alguém que não precisa de cuidados. .“É preciso criar a cultura de que o homem precisa também de acompanhamento anual de saúde e que eles participem de forma efetiva de atividades preventivas”, defende ele, que é também um dos pesquisadores pioneiros no Brasil a ter estudos cadastrados em programa de pós-graduação voltados à temática da Saúde do Homem e a ministrar uma disciplina de graduação sobre a temática.

Novembro Azul

No mês de novembro, um movimento internacional mobilizado por entidades diversas, lembra a importância da realização dos cuidados de prevenção e combate ao câncer de próstata: trata-se da campanha Novembro Azul. A desinformação e o preconceito por parte dos homens na realização do exame preventivo do toque retal, essencial na detecção da doença, são algumas das grandes preocupações de campanhas realizadas no Brasil e no mundo.

No entanto, para Marcos André de Matos, muito mais que conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata, é necessário que o trabalho nas Unidades de Saúde também se dedique a incentivar os homens a realizarem outras importantes medidas de cuidado à saúde. “É importante que o Novembro Azul não seja focado somente na próstata e que os profissionais de saúde consigam atender integralmente o homem com toda a sua complexidade, levando em consideração também a orientação sexual dos indivíduos”, aponta.

Confira a programação do Mês de Atenção Integral à Saúde do Homem:

19/11 – Quinta-feira
Dia internacional do homem: ações da campanha

Público: aberto à comunidade

Local: Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia - AMAG.

23/11 – Segunda-feira

Palestra: Vulnerabilidades e saúde do homem de 20 a 49 anos

Local: Faculdade de Enfermagem da UFG – Câmpus Colemar Natal e Silva

25/11 – Quarta-feira

Ações da campanha: “Saúde para os homens da UFG é coisa séria”

Público: estudantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados da Regional Goiânia da UFG

Local: Centro de Saúde Samambaia – Câmpus Samambaia

26/11 – Quinta-feira

Palestra: Sexualidade e Saúde do homem

Local: Instituto Federal Goiano - Câmpus Goiânia-Oeste

30/11 a 04/12 – Segunda a sexta-feira
Ações da campanha: “Semana de luta contra a Aids”

Horário: 14 - 17h

Local: Hospital de Doenças Transmissíveis – HDT

09/12 – Quarta-feira

Ações da campanha: “Saúde para os homens da UFG é coisa séria”

Público: estudantes, técnico-administrativos e terceirizados da Regional Goiânia da UFG

Local: Centro de Saúde Samambaia – Câmpus Samambaia

09/12 – Quarta-feira
Ações da campanha: “Vale tudo pela saúde”

Público: pessoas que estiverem na pesagem dos atletas do MMA - Torneio Superando Limites

Local: Faculdade Araguaia

12/12 – Sábado

Ações da campanha: “Vale tudo pela saúde”

Público: participantes do evento de MMA - Torneio Superando Limites

orário: 18h às 21h

Local: Ginásio do Setor Pedro Ludovico

15/12 – Terça-feira

Ações da campanha e palestra: Conversando sobre sexo - sem vergonha!

Horário: 09h às 11h30

Local: Reitoria UFG – Câmpus Samambaia