Consup Fapeg

Pró-reitor de pós-graduação da UFG é empossado na Fapeg

Em 10/11/15 10:09.

José Alexandre tornou-se membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás

Fotos: Jota Euripedes/SED

Na manhã desta quinta-feira (05), cinco novos membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Consup/FAPEG), tomaram posse, entre eles o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, José Alexandre Felizola Diniz Filho. A cerimônia ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton de Figuerêdo Júnior, e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Zaira Turchi deram posse aos novos conselheiros. Integram o grupo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Ruberley Rodrigues de Souza; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Ivano Alessandro Devilla; da FAEG, Claudinei Antônio Rigonatto; e da FIEG, Marçal Henrique Soares.

Consup

Conselheiros na cerimônia de posse do Consup

José Alexandre aponta que A FAPEG tem tido, especialmente nos últimos 4-5 anos, uma importância enorme para a pesquisa, pós-graduação e inovação no Estado de Goiás, desenvolvendo uma série de ações de fomento e estabelecendo parcerias com diversas agências e órgãos do Governo Federal (como CAPES e CNPq), bem como com a iniciativa privada. “O Conselho Superior da FAPEG discute e as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado e formalmente aprova essas ações, de modo que a participação nesse conselho é importante para mantermos a atuação da FAPEG nos excelentes patamares atuais” afirma.

José Alexandre

José Alexandre é cumprimentado pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton de Figuerêdo Júnior

Sobre a importância da FAPEG e do Consup, o conselheiro Edward Madureira, da Universidade Federal de Goiás (UFG) reforça o papel da FAPEG como divisor de águas nas políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Goiás. “Realizar essa reunião com a presença do vice-governador, empossando novos colegas conselheiros, é de grande satisfação para nós, especialmente neste dia em que viemos do recente anúncio do governador Marconi Perillo, junto à presidente Dilma, na criação de duas novas universidades federais para o Estado. Com certeza, aumentará a demanda da FAPEG, mas também a qualidade da pesquisa no nosso Estado”, complementa.

O Consup
O Conselho Superior (Consup) foi criado pela Lei n. 15.472, de 12 de dezembro de 2005, como órgão máximo de deliberação da instituição, com a missão de cumprir as finalidades da FAPEG por meio de suas competências determinadas pela mesma Lei de criação e alterações promovidas pela Lei nº 16.272, de 30 de maio de 2008. Os conselheiros têm mandatos de três anos, sendo-lhes permitida uma recondução, conforme disposto no caput do Artigo 7º da Lei nº 15.472, de 12 de dezembro de 2005. São membros do Consup atualmente:

• 02 (dois) pela Universidade Federal de Goiás – UFG:
– Edward Madureira Brasil – ex-reitor e professor titular;
– José Alexandre Felizola Diniz Filho – pró-reitor de Pós-Graduação.

• 01 (um) pelas instituições federais de ensino superior em funcionamento no Estado, exceto a UFG:
– Ruberley Rodrigues de Souza – pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG.

• 01 (um) pelas instituições federais com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação em funcionamento no Estado:
– Flávio Breseghello – Embrapa Arroz e Feijão.

• 02 (dois) pela Universidade Estadual de Goiás – UEG:
– Haroldo Reimer – Reitor;
– Ivano Alessandro Devilla – pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

• 01 (um) pelas instituições estaduais com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, em funcionamento no Estado:
– Elaine B. C. Pereira – Emater Goiás.

• 01 (um) pelas instituições do sistema estadual de educação superior em Goiás, exceto a UEG:
– Fábio H. Baia – Universidade de Rio Verde/Fesurv.

• 01 (um) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), antiga UCG;
– Milca Severino Pereira – Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

• 01 (um) pelas instituições de ensino superior de direito privado, em funcionamento no Estado, exceto a UCG:
– Francisco Itami Campos – Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da Unievangélica.

• 02 (dois) pelo setor empresarial privado com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, em funcionamento no Estado:
– Claudinei Antônio Rigonatto – FAEG;
– Marçal Henrique Soares – FIEG.

• 01 (um) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (SED), antiga Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec):
– Aline Figlioli – Superintendência de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação.

• 02 (dois) de livre escolha e nomeados pelo Governador do Estado:
– Heitor Rosa – Livre indicação do governador;
– Osvaldo Luiz Valinote – Livre indicação do governador.

Fonte: Ascom UFG com informações da Fapeg

Categorias: Última hora FAPEG Consup Posse