Núcleo de Pesquisa em Robótica se destaca em competição internacional

Núcleo de Pesquisa se destaca em competição internacional

Em 09/11/15 10:25.

Pequi Mecânico obteve a 5ª colocação na categoria Futebol de robôs

Texto: Caroline Pires

Fotos: Tiago Henrique

Equipe de 26 alunos do Núcleo de Pesquisa Pequi Mecânico obteve a 5ª colocação na categoria de Futebol de Robôs (IEEE VSSS) durante a Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica realizado na cidade de Uberlândia no início deste mês. O Pequi Mecânico competiu com 30 equipes de toda a América Latina.

De acordo com o atual presidente do Pequi Mecânico, o estudante Tiago Henrique, a boa colocação da equipe na competição permite difundir a prática da Robótica em Goiás, incentivando cada vez mais a participação de jovens em pesquisas nesta área.

Os alunos integrantes do Pequi Mecânico participam da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica há 5 anos. Em 2013 a equipe obteve o troféu de 3° colocado na categoria IEEE SEK, que utiliza robôs construídos com kits educacionais.

Além da participação em competições, o Pequi Mecânico também organiza a etapa goiana da Olimpíada Brasileira de Robótica, que contou neste ano com 80 equipes compostas por crianças e adolescentes. Além disto, realizam também o trabalho de ministrar aulas, cursos e palestras com o objetivo de divulgar a robótica para a comunidade acadêmica e ensinar as mais modernas práticas e técnicas nesta área da engenharia.

Núcleo de Pesquisa em Robótica se destaca em competição internacional 02

Equipes de robôs durante a competição da categoria Futebol de Robôs

Robô humanoide

Durante a competição, o núcleo de pesquisa apresentou um robô humanoide inteiramente construído pelos integrantes do Pequi Mecânico, com o apoio da empresa Meca Tecnologia e Sistemas. Este robô participou da competição na categoria Corrida de Humanoides e recebeu elogios por ter sido construído sem a utilização de kits pré-moldados.

Núcleo de Pesquisa em Robótica se destaca em competição internacional 03.

Integrante do Pequi Mecânico acompanha competição do robô humanoide produzido na UFG

Pequi Mecânico

Criado em 2011 por alunos de diversas áreas da engenharia, o grupo Pequi Mecânico é atualmente composto por 37 alunos. Administrado e gerido pelos próprios estudantes, o grupo conta com o apoio dos professores Marco Antônio Assfalk (EMC) e Anderson Soares (INF).

Atualmente, o grupo é subdivido em equipes para participação em competições de robótica nacionais e internacionais.

Além do preparo às equipes para competições de robótica, o PMec busca a disseminação do conhecimento da área, e realiza palestras, minicursos e competições, também apresenta trabalhos científicos em eventos acadêmicos em todo o país.

Neste ano o Pequi Mecânico começou também a ministrar aulas de robótica para alunos de uma escola pública em Aparecida de Goiânia.

Núcleo de Pesquisa em Robótica se destaca em competição internacional 04

Pequi Mecânico conta atualmente com 37 membros