Audiência Pública sobre segurança - Regional Goiás

Regional Goiás recebe audiência pública sobre segurança na UFG

Em 03/11/15 17:47.

Reunião debateu propostas para melhoria do setor nos câmpus

Diversas audiências públicas estão sendo realizadas nas Regionais da UFG com o objetivo de discutir a segurança na Universidade. A Regional Goiás foi a primeira a receber o encontro, na última quarta-feira (28/10), coordenado pela comissão instituída para tratar do assunto na instituição, junto com a direção da Regional. Docentes, técnico-administrativos e estudantes puderam sugerir propostas para a construção de uma política de segurança, com foco na melhoria do bem-estar da comunidade universitária. Representantes da prefeitura da Cidade de Goiás, da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Segurança Pública também participaram do debate.

Na ocasião, foi apresentado um breve relatório sobre a segurança na Universidade, no qual se destacou a ocorrência mínima de episódios de violência criminalizada na Regional Goiás. Entretanto, os docentes questionaram os cortes realizados durante o ano no quantitativo de trabalhadores terceirizados para promover a segurança do local e enfatizaram a necessidade, pelo contrário, de ampliação do quadro. “A questão da segurança é um debate sobre direitos”, ponderou o chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas da Regional Goiás, Vitor Sousa.

Audiência Pública sobre segurança - Regional Goiás

Professores da Regional Goiás pediram o aumento do quadro de profissionais da área de segurança

Já por parte dos discentes, uma das questões colocadas foi a desconfiança quanto às instituições policiais e a ação dos mesmos em relação aos estudantes. Entre as sugestões deixadas para a melhoria da segurança na Regional estão o investimento maior em infraestrutura, convênio com a polícia comunitária e a ocupação de locais vazios com a construção de espaços de convivência e outros edifícios necessários aos estudantes, como Restaurante Universitário e Casa do Estudante.

De acordo com o coordenador da comissão que propôs a audiência e diretor do Centro de Espaço Físico (Cegef) da UFG, Marco Antônio de Oliveira, nesse primeiro momento serão coletadas as propostas para que sejam avaliadas e, assim, possam ser definidas medidas, junto a comunidade universitária, para lidar com a situação. “A partir de uma sínteses de todas as sugestões dadas pelas comunidades da Regionais, vamos produzir um documento que será encaminhado para discussão no Conselho Universitário em maio do ano que vem e assim estabelecer as diretrizes para a construção de uma política de segurança, para dar início a implantação das ações”, esclareceu.

Novas audiências públicas ocorrerão nas Regionais Jataí, Catalão e Goiânia nos próximos dias. No Câmpus Aparecida de Goiânia, ainda será definida a data para a realização da audiência.

Confira o cronograma das audiências já confirmadas:

•   Regional Jataí – 04/11 às 14:00 horas;
  •   Regional Catalão – 10/11 às 14:00 horas;
  •   Regional Goiânia – 17/11 às 14:00 horas; no 5º. andar Centro de Aulas D; 19/11 às 14:00 horas nas salas de apoio do Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, Câmpus Samambaia.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Regional Goiás Audiência Pública Segurança Última hora