Entrega da escritura da área  - Regional Jataí

Regional Jataí recebe escritura de terreno

Em 02/10/15 11:31.

Doada pelo Governo de Goiás, a área transferida à UFG já abriga diversos cursos da Regional Jataí

Texto: Camila Godoy
Fotos: Carlos Siqueira

A escritura do terreno de mais de 80 alqueires, onde funciona o Câmpus Cidade Universitária José Cruciano de Araújo da Regional Jataí, foi entregue à UFG nesta quinta-feira (1/10), pelo governador Marconi Perillo. A solenidade de entrega ocorreu no Auditório da Faculdade de Direito da Regional Jataí, com a presença de diversas autoridades. O compromisso de doação desse terreno à UFG  foi firmado em 1996, pelo então governador Maguito Vilela, para criação de um Centro de Ciências Agrárias, com a oferta dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária pela UFG em Jataí, mas somente agora a Universidade recebeu a escritura.

Expressando a sua alegria pela conquista, o diretor da Regional, Wagner Gouveia, abriu a cerimônia agradecendo o empenho de todos que se envolveram nas fases do processo de doação dessa área à UFG: “Agradeço à Reitoria, ao Governo de Goiás e ao Município de Jataí, que com apoio, suporte financeiro e de recursos humanos, permitiram a continuidade da oferta de ensino superior público em nossa cidade”. Segundo Wagner Gouveia, há planos de que na área doada ainda seja construído um Parque Científico e Tecnológico e que todos os cursos da Regional passem a funcionar neste local.

Wagner Gouveia também destacou o sonho que carrega, ao lado da comunidade acadêmica de Jataí, de transformar a Regional em uma universidade independente. Para ele, o apoio do Governo de Goiás, unido à bancada federal e à Prefeitura Municipal de Jataí, é fundamental para essa conquista. Wagner Gouveia afirmou que a Regional foi construída de forma a atender esse sonho e que já cumpre todos os requisitos para que isso ocorra. "Em um raio de 270 Km, a Regional Jataí da UFG é a única presença de uma universidade pública federal, o que caracteriza a sua importância a nível regional. Sabemos das dificuldades econômicas enfrentada pelo país, no entanto, esse sonho não destoa do Plano Nacional de Educação, nem confronta um dos principais meios necessários para garantir o desenvolvimento do país, que é a educação pública", enfatizou.

Entrega da escritura da área  - Regional Jataí

Diretor da Regional Jataí adiantou plano de construção de novas obras na área doada

O reitor da UFG, Orlando Amaral, também agradeceu todos os envolvidos nesta conquista e enfatizou o crescimento da Regional Jataí, que atualmente possui 382 docentes e 82 técnico-adminstrativos em seu quadro de pessoal. Além disso, a Regional oferta 25 cursos de graduação, seis cursos de pós-graduação stricto sensu e atende mais de três mil estudantes. “A Regional Jataí foi criada na década de 80, com muita dificuldade. O sonho de interiorizar a UFG foi extremamente ousado para a época. Com a adesão ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, em 2008, dobramos nosso tamanho preservando e ampliando a qualidade de nossas atividades, e o que parecia apenas um sonho se tornou realidade”, afirmou.

Regionais independentes

Orlando Amaral reconheceu ainda que, com o crescimento da Regional Jataí, o caminho natural é que ela, assim como a Regional Catalão, seja transformada em universidade independente, e comparou: “Meu sentimento é como de um pai que vê um filho crescer, amadurecer, deixar a casa e trilhar um caminho independente”. Segundo o reitor, essa causa, que é defendida pelas Regionais e pela Reitoria, ganhou mais força com o envolvimento do Governo estadual e dos políticos de Goiás, que se comprometeram a abraçar a causa de transformação dessas Regionais em universidades independentes.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, reforçou o compromisso firmado dias atrás com o reitor e com o diretor Wagner Gouveia de apoiar essa causa e relatou algumas importantes ações empreendidas de imediato. Perillo afirmou que já entregou um ofício à presidente Dilma Roussef com o pedido de transformação da Regional Jataí em universidade independente: “Sei que os esforços conjuntos vão culminar com o envio do projeto de lei ao Congresso Nacional para criação da Universidade Federal do Sudoeste. Essa é uma bandeira sem volta. Além disso, a entrega da escritura é essencial para que isso aconteça”, afirmou.

O prefeito de Jataí, Humberto Machado, e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Hélio de Sousa, defenderam a importância dos investimentos em conhecimento, inovação e tecnologia para o desenvolvimento do município. Em seguida, o governador de Goiás, o reitor da UFG e o procurador Geral do Estado assinaram a escritura, ato que foi muito aplaudido pelos presentes.

Entrega da escritura da área  - Regional Jataí

Reitor da UFG assinou escritura do terreno, doado há 18 anos pelo Governo de Goiás, sem a formalização

Fonte: Ascom UFG

Categorias: doação de terreno Escritura Regional Jataí