OBR

Etapa estadual foi realizada na UFG durante II Torneio de Robótica Embarcada

Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Carlos Siqueira

Realizada no último sábado (19/9) na UFG, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) selecionou três equipes que irão representar o Estado de Goiás na etapa nacional, que acontece entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Este ano, 73 equipes formadas por alunos do ensino médio e fundamental, de escolas públicas e particulares, participaram da competição, número recorde no estado de Goiás, que superou as expectativas da organização do evento.

Durante todo o sábado, o Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, foi palco da competição, que reuniu centenas de estudantes, além de professores, pais e amigos, na torcida por suas equipes prediletas. Além dos três primeiros lugares, a Olimpíada premiou nos dois níveis (fundamental e médio) o robô mais elegante, o mais robusto, a equipe que mais inovou e a que mais se dedicou, além de reconhecer a melhor equipe de escola privada e melhor equipe estreante.

medalhas

Competição premiou equipes em várias categorias

competição

Torcida acompanhou atenta às baterias

Para o coordenador estadual em Goiás da Olimpíada e professor do Instituto de Informática (INF) da UFG, Anderson Soares, a competição ganhou prestígio quando a UFG passou a sediá-la, no ano passado. “Apesar das dificuldades financeiras, existe um entendimento que eventos como esse são muito importantes para aproximar a universidade e os alunos do ensino básico”, ressaltou.  Para o próximo ano a previsão de Anderson Soares é de um novo crescimento com, por exemplo, a participação das unidades dos Institutos Federais de Goiás. “Também iremos implantar melhorias na organização do evento”, adiantou.

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq) e suportada por professores voluntários de diferentes universidades. A competição utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Confira os classificados para representar o Estado de Goiás na etapa nacional da OBR:

Nível 1: Ensino Fundamental

Primeiro lugar: TechTeam do Centro Educacional OMNI (Guilherme Antônio Ferreira Alves, Henrique Soares de Araújo Farias, João Vitor Viana Falcão e Rodrigo Calaça Caetano)

Segundo lugar: Sesi Canaã R3 da Escola Sesi Canaã (Danlucas de Mendonça Ribeiro, Filipe Siqueira de Oliveira, Luiz Guilherme Ferreiro Soares, Raíssa Gabriela Rodrigues Ferreira)

Nível 2: Ensino Médio

Primeiro lugar: Technos Panda da Escola Senai da Vila Canaã (Bruno Leonardo Trindade Costa, Fabiano Pereira dos Santos, Jenipher Wayne Lima Sousa e Leonardo Tavares Silva).

comemoração

Alunos e professores vibraram a cada anúncio

Equipes vencedoras

Duas equipes do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio vão representar o Estado na etapa nacional da competição

II TREM

A etapa estadual da OBR fez parte da programação do II Torneio de Robótica Embarcada (TREM), realizada pelo Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, com o objetivo de aliar o interesse pela automação à prática interativa e participativa. Na segunda edição do TREM, as equipes participaram da modalidade Escape do Labirinto, na qual tiveram que construir robôs capazes de achar a saída de um labirinto no menor tempo possível.

Em terceiro lugar, o aluno do Instituto Federal de Goiás (IFG), Caio Camilo de Sousa Silva, foi premiado. Também do IFG, Estevão Fonseca Veiga levou o segundo lugar. Já o maior prêmio da competição foi conquistado por Paulo Henrique Sousa Nunes, do Instituto Federal Goiano. Para o vencedor, que teve na sua equipe dois colegas já experientes, que levaram o segundo lugar no TREM do ano passado, a competição foi uma oportunidade de aprender. “Tivemos que aperfeiçoar os robôs durante as baterias e é muita satisfação ter conseguido o primeiro lugar,” comemorou.

pequi mecânico

Equipe de voluntários trabalhou na organização do evento

Confira mais fotos no link.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: OBR TREM Última hora