Porangatu

Porangatu recebe ações de promoção da saúde da UFG

Em 14/09/15 18:05.

Cerca de 1.300 moradores foram beneficiados com projeto de extensão

Texto: Camila Godoy
Fotos: Carlos Siqueira

A UFG movimentou o município de Porangatu no último final de semana com a realização de cursos de capacitação, atendimentos, aconselhamento e outras ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e musicoterapia. As atividades fazem parte do projeto Espaço extensão UFG + Saúde + Cultura, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade, que visa ampliar o acesso e divulgar as atividades de extensão desenvolvidas nas unidades acadêmicas. Cerca de 1.300 moradores do município foram beneficiados com a programação.

A abertura do evento, realizada na manhã de sábado (12/9), reuniu diversas autoridades. O prefeito de Porangatu, Eronildo Lopes Valadares, reconheceu o empenho da UFG em estreitar os laços com a região Norte do Estado, que tem Porangatu como sede da Regional de Saúde Norte, que abrange 13 municípios. “Essas atividades ajudam a manter acesa a chama do sonho de termos um câmpus da UFG instalado em nossa cidade”, defendeu.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, destacou a importância das atividades de extensão: “Esse projeto aproxima a universidade da sociedade. Estudantes e servidores passam a ter contato direto com os problemas da comunidade e a oferecer suas contribuições. Ação de extensão é sempre de mão-dupla”. A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Giselle Ottoni, e a coordenadora geral de Extensão e também coordenadora do projeto, Claci Fátima Weirich, também destacaram a relevância do evento para a comunidade acadêmica.

Atividades em Porangatu

Reitor da UFG destacou a relevância das atividades de extensão para a sociedade

O vice-prefeito de Porangatu, Galeno Guimarães, o secretário Municipal de Saúde, Paulo Sotello, o presidente da Câmara dos Vereadores, Edmilson Domingos de Andrade, o presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Porangatu, Ronaldo Alves Pereira e o presidente do Sindicato Rural do Município, Gustavo Castro Dourado Souza Paiva, foram algumas das autoridades que marcaram presença na solenidade. Além deles, o ex-reitor da UFG, Edward Madureira, e os professores Sandra Rocha e Marcos André de Matos participaram do evento e colaboraram com a coordenação.

Atividades

Estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Medicina e Nutrição, que participam das ligas de saúde e dos Núcleos de Pesquisa e Extensão dos cursos envolvidos realizaram ações de vacinação, testagem rápida para Hepatite B, C, HIV/AIDS e Sífilis, teste glicêmico, verificação de pressão arterial com orientações e encaminhamentos caso necessário, verificação de peso, altura e massa corporal, orientação para o autoexame de mamas e exame colpocitológico.

Ações de musicoterapia, atividades educativas sobre tabagismo e alcoolismo, prevenção de cânceres de colo de útero e de próstata, orientações quanto ao beneficio de atividades físicas e distribuição de brindes também foram feitos. Além disso, houve a divulgação e venda de livros e materiais produzidos pela Editora e Gráfica da UFG.

Cerca de 1.300 moradores participaram das atividades

O estudante do 6º período do curso de Medicina, Túlio Gustavo Pereira, que participa da Liga de Neurociência, orientou moradores de Porangatu sobre como prevenir Acidentes Vasculares Cerebrais. O estudante ficou feliz com o interesse das pessoas pelo assunto. “Diversos moradores que tinham casos de AVC na família nos procuraram. Essa foi uma oportunidade de orientar as pessoas sobre alguns fatores de risco e sobre como evitar esses acidentes”, explicou.

Há três anos sem ir ao médico, o lavrador Dionísio Mendes de Souza aproveitou as atividades oferecidas para colocar o cartão de vacina em dia e realizar o teste rápido para Hepatite B, C, HIV/AIDS e Sífilis. “Quem não pôde vir, perdeu uma ótima oportunidade de ser bem atendido e de se informar”, disse.

Atividades em Porangatu

Entre as atividades oferecidas, o teste rápido para detectar algumas doenças foi um dos mais procurados

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Porangatu Extensão Saúde Última hora