empreendedorismo

Palestra incentiva atitudes empreendedoras na formação

Em 10/09/15 14:00.

Atividade faz parte da Olimpíadas de Empreendedorismo da UFG, que reforça a importância de habilidades profissionais

Texto: Italo Wolff
Fotos: Camila Caetano

A palestra Empreendedorismo em Dois Tempos, oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como parte da programação da 2ª Olimpíada de Empreendedorismo da UFG, abordou as características de um empreendimento bem sucedido a partir de antigas e novas perspectivas da área. Realizada nesta quinta feira (10/9), no auditório das Engenharias da UFG, Câmpus Colemar Natal e Silva, a palestra reuniu estudantes que planejam ser futuros empreendedores.

Ministrada por Angelita Bento da Silva, credenciada pelo Sebrae, a palestra focou problemas enfrentados por empresários e as atitudes que esses necessitam tomar para tornarem-se, segundo ela, mais do que empresários, empreendedores. Para a palestrante, o empreendedorismo atualmente é entendido como um comportamento que pode ser aplicado a diversas áreas. Angelita Bento explicou de que forma valores como flexibilidade, ousadia e planejamento podem ser aprendidos em cada área, como no intraempreendedorismo (funcionários que agem de forma empreendedora), empreendedorismo de negócios (profissionais formais ou informais com ideias transformadas em atividade empresarial) e empreendedorismo social (defesa de grupos ou causas desassistidas através de comportamento empreendedor).

A palestrante apresentou alguns comportamentos desejáveis e sua importância através de analogias, conselhos práticos e exemplos. Segundo ela, dentistas, em geral, aprendem apenas os conhecimentos relacionados à prática odontológica, mas não como gerir um consultório, equipe e finanças, conhecimentos que podem ser o diferencial no mercado competitivo. Para Angelita Bento, é importante preparar o profissional para ser um empreendedor durante a graduação. “Aprendemos com nossos próprios erros, mas é mais barato aprender com os erros dos outros,” provocou.

A palestra Empreendedorismo em Dois Tempos capa

Angelita Bento explicou diferentes aspectos do empreendedorismo

Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

A competição entre alunos da UFG visa desenvolver o pensamento empreendedor na comunidade acadêmica e tem inscrições abertas em seu site até o dia 30 de setembro. A Olimpíada consiste em duas categorias: negócios, na qual universitários são incentivados a desenvolver ideias inovadoras para negócios com fins lucrativos, e social, na qual universitários propõem e executam soluções para problemas sociais.

Categorias: Última hora Olímpiada de Empreendedorismo Palestra