riec - increa

Debates e Conferências movimentam o VII Increa e II Riec

Em 04/09/15 15:45.

Evento é realizado pelo Cepae UFG em parceria com outras universidades

Texto: Michel Gomes

Os sentidos da educação contemporânea e o papel da escola e de seus sujeitos são tema de debate na UFG durante o VII Fórum Internacional de Inovação e Criatividade (Increa) e II Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas (Riec), realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). O evento reúne na Universidade, entre os dias 3 e 5 de setembro, professores, estudantes e grupos de pesquisa de todo país e do mundo.

O primeiro dia de atividades começou com apresentações culturais do grupo Cignus, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e logo após, a mesa de abertura do evento contou com 12 representantes de diversas universidades brasileiras e internacionais. O Pró-reitor de graduação da UFG, Luiz Mello, representando a reitoria, iniciou as falas do dia ressaltando a importância de uma “nova educação”. “Nossos alunos não são os mesmos de ontem, são outras pessoas com outras formas de aprender,” afirmou.

A conferência de abertura contou com a participação do professor da UEG, João Henrique Suanno e da professora da Universidade Católica de Brasília, Maria Cândida Moraes, que questionou o verdadeiro sentido da educação e debateu temas como sociedade do conhecimento, euforia midiática e cultura da normalidade. Maria Cândida colocou em questão a crise civilizatória e propôs alternativas para os problemas da nova geração de discentes e docentes. A busca de novos caminhos e vias para a educação é seu objeto de estudo e também de diversos grupos que estavam no evento, como o Grupo de Pesquisa e Assessoramento Didático (Giad), de Barcelona. Em crítica aos métodos de ensino atuais, a conferencista ironizou: “em Brasília, desde os três anos estão preparando as crianças para concursos públicos”.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora riec