Obras do Câmpus Aparecida

Em andamento primeira obra do Câmpus Aparecida de Goiânia

Em 01/09/15 12:52.

Equipes da reitoria e da prefeitura de Aparecida de Goiânia visitam a obra de construção do primeiro prédio do Câmpus

Texto: Wanessa Olímpio
Fotos: Carlos Siqueira

Na manhã dessa segunda-feira, (31/8), o reitor da UFG, Orlando Amaral, acompanhado de pró-reitores e outros membros de sua equipe, de alunos e professores do Câmpus Aparecida de Goiânia, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, acompanhado de secretários municipais e demais membros da equipe da prefeitura, reuniram-se no gabinete do prefeito e visitaram posteriormente as obras de construção do primeiro prédio do Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG. Entre os assuntos tratados pelos gestores estavam algumas necessidades estruturais para viabilização da obra, como as redes de energia elétrica e de água e esgoto na região. O reitor da UFG aproveitou a ocasião também para pedir o apoio político do prefeito Maguito Vilela em parcerias entre prefeitura, universidade e o Governo Federal para assegurar o repasse de recursos financeiros da União para que a execução das obras no Câmpus da UFG em Aparecida não sofram interrupção .

O prefeito informou que já foram encaminhadas para a Celg D e Saneago essas demandas específicas e que, ainda em setembro, a rede elétrica já estará disponível no local. Maguito Vilela também anunciou que solicitou uma audiência com o ministro da Educação para, junto com o reitor, buscar recursos adicionais necessários para a implantação desse novo Câmpus da UFG.

Visita reitor Câmpus Aparecida
Antes da visita à obra, equipe da reitoria da UFG foi recebida no gabinete do prefeito Maguito Vilela

Marco Histórico
O primeiro prédio do Câmpus Aparecida de Goiânia em construção terá seis pavimentos, com cerca de 7.000 m² de área construída. A obra está orçada em 16 milhões de reais, com recursos do Governo Federal. Detalhes do projeto foram apresentados pelo diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) da UFG, Marco Antônio de Oliveira. A arquiteta do Cegef, Carolina Nakatani, informou que, por ser a primeira edificação do Câmpus, essa obra deve abrigar vários ambientes, como salas de aula, laboratórios, cantina, auditórios, além de um espaço para os centros acadêmicos e gabinetes de professores. A criação do novo Câmpus da Regional Goiânia da UFG, na cidade de Aparecida de Goiânia, foi autorizada em 2012. Esse novo Câmpus situa-se na região leste da cidade de Aparecida de Goiânia, em um terreno de 500.000 m², doado à UFG por dois empresários da região.

O Câmpus da UFG em Aparecida de Goiânia iniciou suas atividades em 2014 com a abertura do curso de Engenharia de Produção, funcionando provisoriamente na sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Em 2015 foram abertos os cursos Engenharia de Transportes e Geologia. Dois novos cursos de engenharia serão criados nos próximos anos.

O reitor da UFG salientou a importância da cidade de Aparecida de Goiânia para o Estado de Goiás e lembrou que a população da cidade, sobretudo aquela constituída por jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, será beneficiada com a ampliação das possibilidades de acesso a cursos de qualidade na UFG. "Aparecida experimenta hoje um crescimento acelerado e a universidade contribuirá para aumentar ainda mais esse desenvolvimento”, destacou Orlando Amaral. O Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências e Tecnologia do Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG, Júlio Cesar Valandro, também ressaltou o valor social que um Câmpus da UFG na região agrega para a comunidade. “A UFG cumpre aqui o seu papel social de formação, no sentido de capacitar jovens e formar cidadãos", afirmou.

Visita à obra do Câmpus Aparecida de Goiânia

Estavam presentes também pró-reitores, assessores da reitoria, professores e estudantes da UFG, além de secretários da prefeitura

Visita reitor Câmpus Aparecida

Primeiro prédio do Câmpus Aparecida de Goiânia está em construção. Edifício ocupará terreno de 7 mil m²