Apresentação da UFG no Fórum da RNP

Projetos da UFG são apresentados à Rede Nacional de Pesquisas

Em 26/08/15 11:40.

Equipe do Centro de Recursos Computacionais mostrou projetos para realização de chamadas telefônicas online e para gerenciar conteúdos de sites

Fotos: Rede Nacional de Pesquisas

Profissionais do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) da UFG apresentaram projetos de tecnologia da informação da UFG durante a reunião do Fórum da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), na segunda-feira e terça-feira (24 e 25/8), em Brasília. Uma das apresentações envolveu um projeto piloto para o desenvolvimento do aplicativo softfone na universidade, que resgata o uso do serviço de Voz sobre o Protocolo de Internet (VoIP). Na ocasião, também falaram sobre o sistema Weby, gerenciador de conteúdo web utilizado pela UFG. O encontro reuniu diversos administradores e gestores de tecnologias da informação e comunicação, além de usuários do sistema VoIP com a proposta de discutir e avaliar o uso do serviço fone@RNP, utilizado para a comunicação por voz via internet, nas instituições federais.

O softfone é um programa que envia e recebe ligação por meio de navegadores da internet, com a utilização do serviço VoIP. Em desenvolvimento há quase ano, o projeto da UFG, coordenado pelo gerente de projetos, Juarez Eneias de Lima, com o envolvimento da equipe do Cercomp, prevê a criação do serviço UFGFone, para automatizar e facilitar a comunicação institucional dentro da universidade e entre instituições parceiras da rede. “A RNP implantou vários aparelhos IPs na universidade para o serviço fone@RNP, mas vimos a necessidade em investir ainda mais para melhorar a usabilidade e facilitar a mobilidade de uso na nossa instituição. Com esse novo softphone, é possível usar o aplicativo de qualquer ponto de internet. Um dos principais benefícios é redução dos custos das ligações”, ressaltou Juarez Eneias de Lima durante o fórum.

Apresentação da UFG no Fórum da RNP

Representantes da UFG apresentaram projeto piloto de aplicativo para realização de chamadas telefônicas com o serviço VoIP

Implantação

A proposta foi encaminhada para participar do edital da RNP que seleciona projetos para participar do programa de Grupos de Trabalho, uma iniciativa que tem por objetivo a formação de parcerias para o desenvolvimento e a introdução de aplicações e serviços inovadores na rede acadêmica. Caso seja contemplado, o projeto integrará um dos Grupos de Trabalho para discutir o planejamento e a implantação na UFG e em todas as instituições parceiras da rede.

De acordo com o integrante do projeto e técnico-administrativo do Cercomp, Marcello Moura, a implantação do projeto poderia garantir uma economia de até 40% nas contas telefônicas da universidade. “Com a adesão a nova versão do serviço fone@rnp e ao aplicativo, será desnecessário, até mesmo, o aparelho convencional telefônico, uma vez que a chamada e o recebimento poderá ser feito pelo navegador de internet”, avalia.

Weby

Os profissionais também apresentaram durante o encontro um projeto desenvolvido pelo Cercomp para gerenciar conteúdos da web, já utilizado pela UFG para administrar a maioria dos sites da instituição: trata-se do sistema Weby. De acordo com Marcello Moura, do Cercomp, a proposta é estendê-lo para todas as parceiras da RNP por meio da autenticação federada. “Caso o projeto seja ampliado, iremos disponibilizar a ferramenta por meio da infraestrutura da Rede Nacional de Pesquisas, possibilitando que cada instituição administre seus sites de maneira simples e integrada, seguindo padrões do governo federal como requisitos de acessibilidade, internacionalização, entre outros”, explica.

Marcello Moura avalia que a vantagem para as instituições é “não ter que se preocupar com a manutenção da infraestrutura nem com questões técnicas, focando somente na informação e uso da aplicação”. O projeto prevê ainda o compartilhamento de informações interinstitucionais de forma fácil e ágil.

Apresentação do Weby por Marcello Moura no fórum RNP

Fonte: Ascom UFG