Tabagismo

Tratamento de tabagismo no SUS custa 1,4 mil por paciente

Em 24/08/15 08:26.

Pesquisa da UFG investigou os custos do funcionamento e ampliação do Programa de Cessação do Tabagismo em Goiânia

No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, momento para se pensar estratégias para prevenir os danos causados pelo consumo de tabaco no Brasil. Investimentos em programas para tratamento ao problema estão entre algumas das soluções para reduzir o número de óbitos entre fumantes. Em 2005, a Secretaria de Saúde de Goiânia implantou no município o Programa de Cessação do Tabagismo (PCT), dentro das ações da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o objetivo de avaliar a efetividade de iniciativas como essa, um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), avaliou o funcionamento e estimou os custos do programa para o atendimento de fumantes no município de Goiânia.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Cristiana Toscano, o custo médio para cada participante do PCT na capital goiana em 2010 foi de R$ 574,00. Já o custo por paciente que deixou de fumar dentro do programa foi de R$ 1,4 mil. A pesquisadora explica que a execução do PCT inclui investimentos em abordagem, atendimento e gerenciamento das ações, com a contabilização no ano de 2010 de um total de R$ 429.079,00 no municipio de Goiania. A abordagem e atendimento são realizados por meio de consultas com profissionais de saúde, sessões de abordagem cognitivo-comportamental intensiva, realizadas em grupos durante seis meses, e tratamento medicamentoso. Já o gerenciamento inclui o apoio técnico e capacitação profissional realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ampliação do PCT

A pesquisa demonstrou ainda que seriam necessários por ano cerca de 20 milhões de reais para que o serviço seja ampliado de forma a suprir a demanda de todos os fumantes em Goiânia motivados a parar de fumar. A estimativa foi feita em 2010, com base em dados sobre a prevalência de fumantes com idade maior que 15 anos, e levou em consideração o percentual de potenciais usuários do SUS que desejam parar de fumar, mas que não deixariam o vício sem tratamento. Com essas informações, foi calculado o número total de pacientes na Capital que poderiam ser beneficiados pelo programa, o que representa mais de 35 mil pessoas, em um total de 175.331 fumantes em Goiânia.

Mais de 5 milhões de pessoas morrem por ano em função das consequências do tabagismo, atualmente é considerado a principal causa mundial de morte evitável. Além disso, são altos os valores para tratamento de doenças associadas ao tabagismo em hospitais públicos: no Brasil o custo de tratamento de um paciente com câncer de pulmão é de R$ 29 mil. No entanto, para Cristiana Toscano “quando o custo estimado da ampliação do Programa de Cessação do Tabagismo é comparado com os custos do SUS com doenças relacionadas ao tabaco, fica claro que vale a pena investir em prevenção e tratamento”.

Subsídio
Os resultados da pesquisa estão sendo utilizados no planejamento da ampliação do programa em Goiânia, com vistas a atender a todos os fumantes motivados a parar de fumar. Para a colaboradora da pesquisa e, na época, coordenadora do programa, Rose Barcellos, a ampliação supriria de forma eficaz as necessidades do município quanto a prevenção de doenças causadas pelo fumo. “Sem dúvida, o estudo foi importante para fornecer mais subsídios para a tomada de decisão dos gestores quanto à sua priorização e incentivo”, pontuou.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora IPTSP tabagismo Pesquisa