Lançamento do Livro Regulação em Sistemas de Saúde

Livro Regulação em Sistemas de Saúde é lançado nacionalmente

Em 31/07/15 10:48.

Durante a programação do 11º Abrascão, 21 publicações ganharam destaque, entre elas, obra da Editora UFG

Texto: Roseneide Ramalho

Fotos: Adriana Silva

O Espaço Saúde & Letras promoveu uma noite de encontro entre autores e leitores nessa quinta-feira (30). Lançamentos simultâneos de 21 publicações geraram grande concentração de pessoas na área de estandes do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão),  no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. Um dos livros contemplados no evento foi a publicação da Editora UFG, Regulação em Sistemas de Saúde, que teve lançamento nacional com a presença do reitor da UFG, Orlando Amaral.

A obra produzida na UFG resulta do curso de Especialização Regulação em Saúde, sob coordenação da Faculdade de Enfermagem, e reúne estudos promovidos em conjunto com o Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado e secretarias municipais de saúde de diversas cidades goianas. A edição, com tiragem de 500 volumes, tem a organização de Claci Fátima Weirich, Alessandra Rodrigues de Lima, Nelson Bezerra Barbosa e Thays Angélica de Pinho Santos.

Espaço Saúde & Letras recebeu participantes para lançamentos simultâneos

Espaço Saúde & Letras recebeu grande número de visitantes para lançamentos simultâneos de livros

Para a professora da UFG e organizadora do livro, Claci Fátima Weirich, trata-se de uma leitura voltada tanto para o público da área, quanto aos gestores, mas ela acrescenta que também é uma fonte de informação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A regulação no sistema de saúde é o que define os fluxos e organização dentro de sistema de saúde. Se o público de uma forma geral quiser entender estes procedimentos, qual o papel da regulação, como ter acesso ao serviço, ele também pode fazer essa leitura”, explicou.

Também na organização do livro, Thays Angélica de Pinho Santos, que atua na Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, destaca que a obra traz reflexão sobre os problemas e fortalezas da regulação no sistema de saúde no estado de Goiás. “A regulação em saúde no estado está em processo de consolidação e passa por diversas fragilidades que inquietam gestores, profissionais. A publicação busca responder alguns anseios observados na área, como por exemplo, como melhorar o acesso dos usuários aos serviços especializados, consultas e cirurgias”, afirmou.

Momento possibilita diálogo com autores

Momento possibilitou encontro com os autores do livro

 

Na avaliação do reitor da UFG, Orlando Amaral, o lançamento do livro de produção da Universidade durante o Congresso é mais uma conquista para a instituição. “Estamos todos muitos felizes com a realização deste evento, pela importância do mesmo, pela dimensão, pelo número de pessoas e pela representatividade dos palestrantes. O lançamento deste livro é mais um ingrediente para nos deixar muito orgulhosos em sediar este evento”, concluiu.

A funcionária do Departamento de Regulação do Ministério da Saúde, Daiane Araújo, foi conferir o lançamento do livro e, com a aquisição, busca ampliar os conhecimentos na área e ter acesso às práticas desenvolvidas em Goiás. “No Ministério há uma coordenação específica de regulação para o SUS. Tenho interesse em conhecer a experiência desenvolvida no estado e, com isso, conseguir aprofundar os estudos na área”, afirmou. O livro ficará à venda nas livrarias da UFG e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a renda obtida com a comercialização será revertida para o Mestrado em Saúde Coletiva da UFG.

Funcionária do Ministério da Saúde, viu no livro oportunidade de conhecer novas experiências em regulação

Daiane Araújo, funcionária do Ministério da Saúde, busca conhecer novas experiências em regulação com a leitura

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Abrascão saúde coletiva Editora UFG