MEC garante parte dos recursos para UFG e obras no HC

Reitoria negocia recursos adicionais para a UFG

Em 16/07/15 14:25.

Após visita de equipe da UFG, Ministério aprova a liberação de limites orçamentários para a execução de programas vinculados à SEB e Secadi

Visando minimizar os efeitos negativos dos cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino (Ifes), o reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve em Brasília nos dias 14 e 15 de julho, onde participou de reuniões na Secretaria de Educação Básica, na Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu), todas pertencentes ao Ministério da Educação (MEC), e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

MEC

Na terça-feira (14/07), Orlando Amaral, acompanhado do pró-reitor de Administração e Finanças, Carlito Lariucci, da pró-reitora adjunta de Administração e Finanças, Cássia Duarte, e do Diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio de Oliveira, apresentou à equipe da Sesu dados orçamentários e financeiros da UFG em 2015. Esses dados demonstram as dificuldades vividas pela instituição em decorrência dos cortes nos orçamentos de custeio (10%) e de capital  (47%) no orçamento desse ano e da não liberação de uma parcela dos limites orçamentários de 2014. A Pró-reitoria de Administração e Finanças estimou que os recursos adicionais para que a UFG possa honrar os seus compromissos contratuais até o final desse ano correspondem a 45 milhões em capital e 25 milhões em custeio.

Os representantes da UFG se encontraram ainda com os secretários Paulo Gabriel Nacif (Secadi) e Manuel Palácios (SEB), para discutirem a liberação dos limites para a execução dos vários programas que a UFG desenvolve em parceria com essas duas secretarias do MEC, como o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), o Programa de Licenciatura em Educação do Campo e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, entre outros. De acordo como reitor da UFG, em função desses encontros, no dia 15 a UFG foi informada pelo MEC que os limites orçamentários para execução das atividades desses programas foram liberados.

Ebserh

No dia 15/7, acompanhado do Superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da UFG, José Garcia Neto, Orlando Amaral foi recebido pelo presidente da Ebserh, Newton Lima, para discutir o cronograma da implantação plena da gestão compartilhada da Ebserh/UFG no HC e a previsão orçamentária para o órgão em 2015/2016. Após o encontro ficou acertado o repasse dos recursos financeiros para continuidade e conclusão de algumas obras do HC, como as do Pronto Socorro, Setor de Mastologia e Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof). Ficou definido também o repasse de recursos adicionais de custeio para a quitação de dívidas com fornecedores do Hospital das Clínicas. 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora MEC HC orçamento