Colóquio de Linguagens Midiáticas

Uso de mídias digitais na educação é discutido na UFG

Em 03/07/15 01:53.

Debate aconteceu durante abertura do Colóquio de Linguagens Midiáticas, na Faculdade de Educação

Texto: Camila Godoy
Fotos: Camila Caetano

O miniauditório da Faculdade de Educação (FE) da UFG foi palco de um debate sobre o uso das mídias digitais na docência. A discussão ocorreu durante a abertura do primeiro Colóquio de Linguagens Midiáticas, na tarde desta quinta-feira, 02/07. O evento teve a participação do professor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Daniel Christino, que ministrou palestra sobre A construção da identidade no ciberespaço: representação da tecnologia na era da mídia.

Diversos professores e estudantes participaram da atividade. A abertura do evento reuniu ainda a vice-diretora da FE, Lueli Nogueira Duarte da Silva, e a coordenadora do Laboratório de Tecnologia da Educação Inclusiva (Labin) da FE, Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues. Segundo a coordenadora do Labin, o Colóquio é um espaço para que pessoas envolvidas em diferentes projetos possam trocar experiências e integrar trabalhos.

A palestra ministrada por Daniel Christino foi o ponto alto da programação. Na ocasião, o professor apresentou conceitos envolvendo identidade e redes sociais. Para ele, a comunidade acadêmica, principalmente da FE, precisa estudar esses assuntos porque indivíduos que cresceram, viveram e que dominam os meios digitais vão chegar às salas de aula e os docentes precisam entender e trabalhar esses elementos.

Colóquio de Linguagens Midiáticas

Daniel Christino apresentou diferentes conceitos de identidade e diversos aspectos do termo


Segundo o professor, as identidades estão relacionadas a maneira como as pessoas percebem a si mesmas e seu lugar no mundo. “A todo instante nossa identidade é lapidada pelo meio, pelo tempo e pelas relações sociais. Ela está em constante construção”, afirmou. Para ele, essa dinâmica também acontece no ciberespaço: “Dificilmente o meio digital cria novas relações sociais, ele reproduz as relações já existentes”.

Daniel Christino apresentou um jogo de videogame que é construído com a colaboração da comunidade. O jogo já alcançou milhares de pessoas e quem contribuiu para sua construção trabalha sem remuneração direta. O professor destacou que a convergência entre trabalho e lazer está cada vez mais presente na sociedade. “Os videogames e as redes sociais fazem parte dessa cultura convergente. Essas pessoas naturalmente colaborativas vão chegar às salas de aula e o ensino será diferente”, comentou.

Ao final da exposição, o público pôde fazer perguntas e debater o assunto com o palestrante. A professora da FE, Maria de Fátima Teixeira Barreto, participou da discussão e considerou o tema de suma importância para a Faculdade. “Existe uma indisposição entre os profissionais da educação para o uso das tecnologias nas salas de aula. Para esses, a palestra de hoje foi extremamente provocativa. Já para quem quer pensar o uso desses recursos, a discussão foi enriquecedora”, enfatizou.

 

Colóquio de Linguagens Midiáticas

Participantes debateram o uso de tecnologias nas salas de aula

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Faculdade de Educação Colóquio mídias interativas