Educação Permanente em Saúde é tema de oficina do V Mopesco

Em 23/06/15 13:21.

Profissionais da saúde aprendem sobre a necessidade do trabalho em equipe para solucionar problemas

Texto: Wanessa Olímpio

Fotos: Adriana Silva

Dentro da programação do último dia da V Mostra Parceria Ensino-Serviço-Comunidade (MOPESCO), foi realizada na sexta-feira (19/06), a oficina Educação Permanente em Saúde. A atividade foi ministrada por duas servidoras da Escola Municipal de Saúde Pública: a diretora Cristiane Albuquerque e a psicóloga Ana Carime Souza.

Novas formas de trabalhar na saúde foram abordadas no V MOPESCO

Dinâmica

Para apresentar o tema aos participantes, foi feita uma dinâmica na qual cada pessoa escolhia um pedaço de papel da cor que lhe agradasse. Solicitou-se que cada um escrevesse o que achava ser educação permanente em saúde e em seguida colasse os depoimento no formato de um mosaico, em um quadrado pardo.

Dinâmica ajudou a descontrair oficina

O resultado foi um monte de triângulos coloridos colados uns perto dos outros sem nenhum padrão ou uniformidade. Quem estava presente na oficina foi indagado a dar a sua opinião a respeito da forma como estava disposta a colagem. Alguns afirmaram que gostaria de mudar alguns detalhes, outros já disseram que era preciso respeitar a maneira como o outro colocou o papel.

A dinâmica foi utilizada como uma metáfora para o tema discutido na oficina. De acordo com Ana Carime Souza, a Educação Permanente em Saúde é a forma como o profissional dessa área se porta dentro do local de trabalho. "Em uma equipe multidisciplinar, estes profissionais devem discutir as necessidades no seu ambiente de trabalho e tentar melhorá-las", explicou.

Mosaicos de papel com depoimentos dos participantes são utilizados para compreender o que é Educação Permanente em Saúde

Troca de experiências

A cirurgiã dentista do Sistema Municipal de Saúde, Mary Anne de Souza, que participou da oficina, exemplificou um fato vivido em seu ambiente de trabalho. Segundo ela, a população em situação de rua não pode ser atendida pelo SUS pela falta de documentos de identificação. Ela e um grupo de profissionais da saúde e um assistente social se reuniram para acharem uma forma de ajudar estas pessoas.

Mary Anne de Souza acredita que a Educação Permanente em Saúde é forma de problematizar o que pode ser melhorado na atuação no sistema de saúde e tentar mudar aquilo que incomoda o profissional para que ele possa sair da inércia. “Ela é importante para a gente poder construir uma atividade diferente, transformando a realidade do serviço dentro do cotidiano do trabalho,” afirmou Souza.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Saúde OFICINA Última hora SUS