Projeto interdisciplinar amplia divulgação sobre a UFG

Em 17/06/15 18:02.

Com rotinas realinhadas e interligadas, profissionais da Assessoria de Comunicação atuam para promover mais visibilidade às pesquisas e projetos

A qualificação e crescimento no número de notícias publicadas sobre a Universidade Federal de Goiás (UFG) resultam do Projeto Visibilidade UFG que une as áreas de Relações Públicas e Jornalismo para divulgação de ações de pesquisa e extensão, com foco, entre outros aspectos, na sugestão de pautas que despertem interesse da imprensa regional e nacional. Com inserções na programação de emissoras de TV, rádios, jornais impressos e portais de webjornalismo, somente em maio foram 367 notícias veiculadas com menção à UFG, destas, 20% resultaram de envio de sugestões de pauta realizados pela Ascom.

A Assessoria de Comunicação (Ascom/ UFG) aposta no trabalho interdisciplinar para a construção de uma agenda positiva junto aos meios de comunicação. Com a rotina realinhada para intensificar a proposição de assuntos de qualidade, a conquista de espaços na mídia foi ampliada. O número de notícias positivas sobre a UFG cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano passado e, em cinco meses, as notícias com divulgação de pesquisas foi o dobro do número total de 2014.

Resultados

Entre os assuntos de maior impacto divulgados pela UFG neste ano, está a pesquisa que desenvolveu método alternativo para a purificação da água, com uso da borra de café. O coordenador do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames), professor Nelson Roberto Antoniosi Filho, ressalta o retorno da ampla repercussão gerada na imprensa após a divulgação da Ascom UFG. “Foi muito importante porque hoje temos contato de empresas, organizações não governamentais e outros setores públicos, como o Museu Nacional, interessados no produto”, afirma.

Para o coordenador, o diálogo dos pesquisadores com a Assessoria de Comunicação é fundamental para tornar pública a produção científica da UFG. “A UFG tem de ser notícia por aquilo que ela faz de bom. No meu caso, algo que era um produto de prateleira da Universidade, agora, pode de tornar um produto comercial, disponível para a população. É o sonho de todo pesquisador”, revela.

Divulgue sua pesquisa

Para contato direto com pesquisadores, a Ascom UFG lançou a campanha Divulgue Sua Pesquisa para incentivar o cadastro de projetos com a finalidade difundir o trabalho científico da Universidade. O formulário para participar está disponível no site da Ascom que, ao receber o contato, traça estratégias e planos para a melhor divulgação da pesquisa.

Ascom UFG  www.ascom.ufg.br

E-mail: jornalismo.ascom@ufg.br