UFG terá nova Regional em Cidade Ocidental

In 20/05/15 14:45 .

Cerimônia ocorrida na última terça-feira, 19/05, no município, oficializou a doação de área para construção da estrutura do novo câmpus

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

A UFG acaba de dar mais um passo para ampliar sua presença no interior goiano. Na manhã da última terça-feira, 19/05, foi oficializada a doação de um terreno pela Empresa Sul Americana de Montagens (Emsa) para a construção de unidades acadêmicas no município de Cidade Ocidental, localizado no entorno do Distrito Federal. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Cidade Ocidental, com a presença do reitor da UFG, Orlando Amaral, e pró-reitores, a prefeita de Cidade Ocidental, Gisele Araújo, diretores da Emsa, deputados federais, vereadores e a comunidade em geral.

Cidade Ocidental terá Regional UFG

Reitor da UFG recebeu doação de terreno pela Empresa Sul Americana de Montagens para a construção de unidades acadêmicas em Cidade Ocidental

Primeiros cursos

A área doada pela Emsa empreendimentos possui 500 mil metros quadrados e está situada no bairro Morada das Garças, na região central de Cidade Ocidental. É neste local que será construído o primeiro prédio da Regional Cidade Ocidental da UFG, onde funcionarão os primeiros cursos. O processo licitatório para a construção da estrutura será realizado em breve.

De acordo com a coordenadora de projetos especiais da Reitoria, Sandramara Matias, a proposta acordada com o Ministério da Educação (MEC) é a de criação, gradativa, de cinco cursos: Biomedicina, Fisioterapia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia. A ideia é que as licenciaturas, além de atender às necessidades de formação de professores nessas áreas, servirão de base para a implementação de um câmpus com vocação para a área da saúde. "Temos certeza que traremos a qualidade na formação de profissionais, que já é marca da UFG, para Cidade Ocidental, concretizando a possibilidade de acesso a uma universidade pública", comentou a Sandramara Matias.

Ampliação do ensino superior

Essa é a quinta Regional da UFG a ser instalada em Goiás, como parte das ações de expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica estabelecida pelo MEC. “Cidade Ocidental passará a fazer parte desse conjunto de cidades que oferece à população ensino público de qualidade no interior do país”, comemorou o reitor, Orlando Amaral, destacando a promoção da inclusão social e o incentivo do governo ao crescimento das universidades federais, presentes em mais de 300 municípios brasileiros.

A prefeita de Cidade Ocidental, Gisele Araújo, acredita que muitos outros benefícios deverão surgir com a chegada da UFG no município. Segundo ela, a expectativa é que haja um salto no desenvolvimento local, com a sistematização e profissionalização do conhecimento, gerando mais empregos e renda para a população. “Hoje temos a oportunidade de tornar realidade esse sonho que vinha se arrastando,” agradeceu Gisele Araújo. E completou: “É um orgulho sabermos que, em um futuro próximo, os cidadãos poderão usufruir de todo o ciclo da educação pública e gratuita”.

Apoio parlamentar

A concretização do projeto de mais uma Regional da UFG no interior também teve o apoio da bancada federal. Presente no evento, o deputado Rubens Otoni parabenizou a prefeitura, a Universidade e a toda comunidade pela conquista. Ele destacou os esforços conjuntos da UFG, prefeitura, governo e Câmara Federal para que o projeto, apresentado em 2011, se efetivasse. Para o deputado federal, Jovair Arantes, o envolvimento das diversas instâncias do poder público foram decisivos nesse novo passo para o desenvolvimento da cidade.

Cidade Ocidental terá Regional UFG

Comunidade prestigiou solenidade de entrega de terreno. Expectativa é de que outros benefícios sejam conquistados com a chegada da UFG no município

Fonte: Ascom UFG

Categorie: Última hora Cidade Ocidental Regional Cidade Ocidental doação de terreno destaque