GBCS 2015 01

Pesquisa em câncer de mama é tema de evento internacional

Em 19/05/15 10:51.

Estima-se que até o final do ano 57 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil

Texto: Thaíssa Veiga

Fotos: Carlos Siqueira

 

O Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFG e a Associação dos Portadores do Câncer de Mama (APCAM) realizaram, de 14 a 16 de maio, o Goiânia Breast Cancer Symposium (GBCS 2015), no Castro's Park Hotel. Em sua 5ª edição, o evento que discute pesquisas sobre o Câncer de Mama promoveu um novo espaço para construção de conhecimentos sobre a doença. O simpósio contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde. A ideia foi reunir em um mesmo evento pesquisadores que possuem notório saber na área e os que estão iniciando sua jornada na pesquisa.

Para o professor da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, Ruffo de Freitas Júnior, o evento gera uma grande expectativa em todos os envolvidos, já que é planejado durante um ano. “O evento é um momento ímpar e único para formar uma rede social e uma rede de pesquisa”, ressalta Ruffo Júnior. Segundo ele, o Goiânia Breast Cancer Symposium é um espaço para valorização da produção de trabalhos científicos.

A também professora da FM, Rosemar Macedo Sousa Rahal, acredita que a temática do câncer de mama precisa ser abordada cada vez mais, principalmente por se tratar de um problema de saúde pública. A estimativa é que no Brasil, em 2015, mais de 57 mil mulheres sejam diagnosticadas com o câncer de mama. “Essa doença merece toda nossa atenção, tanto em pesquisa, como em ações voltadas para população. Como pesquisadores,  nossa função é estudar como esta doença pode ser revertida”, avaliou a professora.

Profa Rosemar Macedo S Rahal

Rosemar Rahal destacou a importância de pesquisas na área do câncer de mama e a necessidade de ações voltadas para a população

 

O GBCS 2015 trouxe a Goiânia apresentações de trabalhos científicos de pesquisadores brasileiros e internacionais. O simpósio ofereceu ainda prêmios em dinheiro e despesas pagas para participação em outros eventos de pesquisa na área aos melhores trabalhos apresentados . A sexta edição do Goiânia Breast Cancer Symposium será realizada de 12 a 14 de maio de 2016.

 

GBCS 2015

Evento recebeu conferencistas brasileiros e internacionais

 

Atividades pré-evento

No dia 14/05, durante reunião entre a UFG e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foi assinado um termo de cooperação para formalização de convênio no âmbito do ensino, pesquisa e extensão voltado para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

No mesmo dia, aconteceu o V Fórum Multidisciplinar em Saúde da Mama para leigos, voluntários e profissionais de saúde, que teve cunho social e levou aos profissionais da área de saúde da rede estadual e municipal atualizações e novidades relacionados ao tema, no Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).

 

Acidente com o Césio 137

Dentre os trabalhos apresentados no dia 15, o mestrando do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da (FM), Leonardo Bastos Lage, apresentou sua pesquisa Ionizing radiation as a risk factor for breast cancer incidence ? Goiânia 27 years after the accident with Cesium 137. O trabalho procura estabelecer as ligações do fator de risco da radiação ionizante e a incidência do câncer de mama nas áreas de Campinas, Centro e Sul de Goiânia.

Segundo ele, estudos anteriores de pesquisa bibliográfica demonstraram ter havido um incremento de até 60% de incidência da doença nessas regiões. “O nosso trabalho se prende a estudar o fator de risco radiação ionizante, como eventual explicação para esse aumento percentual. Outros fatores de risco podem explicar, como os relacionados ao aspecto socioeconômicos, adensamento populacional e genéticos. Esses não são relacionados aos níveis de radiação encontrados”, explicou Leonardo Lage. 

 

 Leonardo B Lage 009

Leonardo Bastos Lage é mestrando da UFG e apresentou dados preliminares de sua pesquisa sobre o acidente com o Césio 137 em Goiânia

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina