RU Jataí

Restaurante Universitário da Regional Jataí é inaugurado

Em 12/05/15 12:14.

Órgão deve beneficiar cerca de mil estudantes que terão parte do valor das refeições subsidiados pela UFG

Texto: Renan Vinicius Aranha e Larissa Soares Silva

Fotos: Carlos Siqueira

Prestes a completar 35 anos, a Regional Jataí da UFG tem mais um motivo para comemorar: o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), no Câmpus Cidade Universitária. Na manhã desta segunda-feira, 11/05, a comunidade acadêmica participou da inauguração do espaço. A estimativa é de que o restaurante atenda diariamente mais de mil estudantes. Além do RU, os alunos e servidores docentes e técnico-administrativos também podem fazer suas refeições no Restaurante Executivo (RE), que oferece comida por quilo, com preço equivalente a de outros estabelecimentos do ramo.

O valor de cada refeição no RU é R$ 7,90, mas os estudantes da UFG pagarão apenas R$ 3,00. A diferença entre os valores será subsidiada pela Universidade, através do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A origem dos recursos que somam mais de três milhões de reais, destinados à construção do restaurante, também são oriundos do Pnaes.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, que esteve presente na cerimônia de inauguração, a construção e o funcionamento do RU na Regional Jataí representam uma grande conquista, já que há muito tempo vêm sendo reivindicado pela comunidade acadêmica. Segundo ele, o espaço contribuirá para a permanência dos estudantes na instituição. "Estamos muito felizes e satisfeitos com a inauguração do restaurante. As instalações são amplas e os equipamentos da melhor qualidade. Além disso, a comida que experimentamos durante o primeiro dia de funcionamento também foi de bastante qualidade", destacou.

_UFG0084

Gestores da UFG durante o primeiro dia de atividades do Restaurante Universitário da Regional Jataí

O diretor da Regional Jataí, Wagner Gouvêa dos Santos, confirmou a importância dos restaurantes para a instituição: “Essa conquista irá propiciar condições para maior permanência dos estudantes na Universidade. É um grande sonho transformado em realidade”, enfatizou. Já a estudante do curso de Biomedicina, Andressa Rodrigues Lopes, destacou algumas das comodidades proporcionadas pela construção do RU. “A partir do momento que podemos almoçar na universidade, ganhamos praticidade e mais tempo para estudar”, avaliou .

O Pró-Reitor de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), Elson Ferreira de Morais, o vice-diretor da Regional Jataí, Alessandro Martins, o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio de Oliveira e os assessores da Reitoria, Sandramara Matias Chaves e Tasso de Sousa Leite, além do coordenador administrativo, Ricardo Porto Simões, também estiveram presentes na cerimônia de inauguração do RU.

_UFG9997

Regional Jataí comemora inauguração oficial do RU

Segurança alimentar e qualidade das refeições

Os cardápios do Restaurante Executivo (RE) e do RU serão elaborados e acompanhados por nutricionistas da empresa responsável pelo gerenciamento do órgão e da própria Regional Jataí. O objetivo é propiciar uma alimentação mais saudável e com maior qualidade. Além disso, uma comissão composta por estudantes, docentes e técnico-administrativos da Regional vai avaliar a qualidade das refeições. "O RU é uma peça basilar para oferecer ao estudante uma alimentação saudável e assim, propiciar condições para que ele desenvolva as suas atividades", afirmou o assistente social Rodrigo Abrão Faria, da Assessoria de Assuntos Estudantis da Regional Jataí (Assae).

_UFG9969

Cardápios prezam pela segurança alimentar

Deslocamento gratuito entre câmpus

Alunos que estudam no Câmpus Riachuelo, mas que optarem em realizar suas refeições nos restaurantes localizados no Câmpus Cidade Universitária, podem utilizar o ônibus oferecido pela Universidade, que faz o deslocamento entre os câmpus de forma gratuita.

_UFG0027

Direção da Regional Jataí estima que a produção diária será de mil refeições

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora destaque