Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária 04

Desafios para questões de saneamento e meio ambiente são discutidas em aula inaugural

Em 24/04/15 09:21.

Washington Novaes destacou ainda a importância de programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

Texto: Thaíssa Veiga

Fotos: Carlos Siqueira

O jornalista Washington Novaes ministrou palestra com o tema “Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental” na manhã de ontem, 23/04, como parte das atividades de abertura da aula inaugural do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (EEC/UFG). O jornalista possui mais de 50 anos de experiência nas temáticas ambientais e de povos indígenas.

Durante a palestra Washington Novaes apresentou panorama do saneamento no Brasil e no mundo, destacando os desafios a serem enfrentados e soluções propostas para o tema, como a necessidade de utilização e o consumo da água de forma consciente. Segundo o jornalista, não há nada que o ser humano faça que não tenha um impacto sobre o meio físico, solo, água, ar, biodiversidade.

Ao final, Washington Novaes ressaltou a importância de programas de mestrados com foco na área ambiental. “A vida de quem trabalha com esses aspectos, não é fácil. Vocês enfrentam oposições enormes e é preciso saber que terão que ir em frente. Nós precisamos muito desse conhecimento e da atuação de pessoas como vocês”, incentivou.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

Washington Novaes e Denilson Teixeira durante a aula inaugural

Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (PPGEAS) da Escola de Engenharia Civil (EEC) tem como objetivo ser um centro de referência na temática. “A nossa região é muito carente em programas de pós-graduação nessa área e que busquem a perspectiva de formar pessoas que vão atuar nos sistemas de gestão ambiental, relacionados a recursos hídricos”, ressalta Denilson Teixeira, coordenador do programa.

Novo Projeto

Durante a aula inaugural, a Coordenação do PPGEAS lançou o projeto de extensão denominado “Café Consciência” que irá possibilitar por meio de parcerias com outras unidades acadêmicas, trazer convidados que possam discutir diversas questões relacionadas a ciência, com o objetivo de influenciar o dia a dia das pessoas.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária 02

Expressivo público prestigia a aula ministrada por Washington Novaes

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária 03

O jornalista e ambientalista atua há mais de 50 anos nas áreas ambientais e de saneamento