Programa de formação em inovação 03

Evento faz parte do Programa de Formação em Inovação da PRPI

Texto: Thaíssa Veiga

Foto: Laís Brito

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) abriu ontem, 31/03, as atividades do Programa de Formação em Inovação deste ano. O Workshop: Dez anos da Lei de Inovação e o Papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal e contou com a participação de docentes, estudantes e empresários goianos.

Participaram da mesa de abertura a professora Maria Clorinda Soares Fioravanti, Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da UFG; Maria Zaira Turchi, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e Reinaldo Gonçalves Nogueira, Diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

As atividades do Programa de Formação em Inovação buscam difundir a cultura da inovação na UFG, por meio de capacitações de empreendedorismo tecnológico, transferência de tecnologia e desenvolvimento de inovações. “O evento de hoje  é só a primeira etapa do Programa de Formação em Inovação, que começou ano passado. Ainda irão acontecer outras atividades em abril, maio, junho e no segundo semestre”, adiantou a pró-reitora Maria Clorinda Fioravanti.

Maria Zaira Turchi destacou as transformações trazidas pela Lei de Inovação. “A Lei abriu oportunidades para inovação acontecer nas universidades e nos NITs. As agências de fomento podem se inserir nesse contexto e também apoiar ações de inovação”, completou a Presidente Fapeg.

No final da  cerimônia abertura, Reinaldo Nogueira, colocou a Funape à disposição da UFG e dos demais parceiros apoiados, para que possam aproveitar o máximo da Lei de Inovação.

Programa de formação em inovação 01

Comunidade acadêmica e empresários goianos participaram da cerimônia de abertura das atividades do Programa de Formação em Inovação 2015

Durante as atividades da manhã, 31/03, foram realizadas palestras sobre a Lei de Inovação – um balanço dos 10 primeiros anos e as mudanças em discussão, ministrada pelo professor Gesil Sampaio Amarante Segundo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); O papel dos NITs na difusão de tecnologias e desenvolvimento de inovações, ministrada pela professora Marli Elizabeth Ritter dos Santos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e Gestão e comercialização de Propriedade Intelectual – nas universidades e nas empresas, ministrada pela professora Juliana Viegas professora de Pós-Graduação da PUC – Rio e da GV Law, São Paulo.

Programa de formação em inovação 02

Pró-reitora Maria Clorinda Soares Fioravanti anunciou que as atividades do Programa de Formação e Inovação continuam ao longo do ano

Lei de Inovação

A Lei de Inovação foi criada para facilitar e oferecer indicativos sobre a proteção da propriedade industrial, entre outros aspectos, ela aborda questões como patentes, softwares e desenho industrial. “A lei ajuda todo o aspecto de proteção, transferência das tecnologias que são produzidas na Universidade e, consequentemente, também provoca impactos nos processos de inovação que acontecem na sociedade”, explicou Cândido Borges, coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT/PRPI).

Inovação Tecnológica na UFG

Dentro das questões instituídas pela Lei, cada Instituição de Ensino Superior pode ter um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Na UFG, a Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica, desenvolve o papel de NIT, que realiza e coordena ações de apoio à gestão de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

A CTIT é composta pelo: Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Centro de Empreendedorismo e Incubação, Programa Empresa Júnior (UFG Júnior), Centro de Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), Parque Tecnológico Samambaia e Parque Científico e Tecnológico de Jataí (Jataí Tec).

A Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) está sediada na Regional Goiânia e funciona junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), contudo, nas regionais de Catalão e Jataí existem equipes que trabalham desempenhando o papel de agente de empreendedorismo e inovação.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Última hora