Posse Letras - corrigido

Direção da Faculdade de Letras toma posse

Em 17/03/15 17:33.

O diretor Francisco José Quaresma e o vice-diretor Jamesson Buarque de Souza foram reconduzidos ao cargo

Texto: Camila Godoy

Fotos: Carlos Siqueira

Na tarde desta segunda-feira, 16/03, a diretoria da Faculdade de Letras (FL) tomou posse em cerimônia realizada no auditório da Faculdade, no Câmpus Samambaia. Na ocasião, o diretor Francisco José Quaresma e o vice-diretor Jamesson Buarque de Souza foram reconduzidos aos cargos. Eles estiveram à frente da unidade durante os últimos quatro anos. O encontro reuniu diversas autoridades.

O vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, no exercício da reitoria, foi quem presidiu a cerimônia. Para ele, a recondução aos cargos de direção da FL demonstra a competência da gestão de Francisco José Quaresma e Jamesson Buarque de Souza. “Todos que são participantes de uma universidade pública também são gestores e, como tal, têm responsabilidades. Os 94,15% de votos favoráveis recebidos pelo diretor e vice-diretor da FL, durante a eleição para a diretoria, são o reconhecimento da comunidade acadêmica do excelente cumprimento de suas responsabilidades”, destacou.

Apesar de estar em seu período de férias, o reitor da UFG, Orlando Amaral, também compareceu à posse. Na ocasião, ele parabenizou a direção e destacou a importância dessa função para a Universidade, visto que, nas unidades acadêmicas, com os diretores e coordenadores, que há o maior contato entre administração, estudantes e professores, que são, de acordo com ele, os "motores da pesquisa e extensão".

posse direcao FL 2015

Diretor da FL, Francisco José Quaresma, reitor da UFG, Orlando Amaral, vice-diretor da FL, Jamesson Buarque de Souza e vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, celebram posse da direção

O vice-diretor da FL, Jamesson Buarque de Souza, destacou as diversas dificuldades superadas em seu primeiro mandato. Já o diretor Francisco José Quaresma, que começou o seu discurso na língua brasileira de sinais (Libras), destacou o crescimento da Faculdade nos últimos quatro anos. Segundo o diretor, em 2011, havia apenas o bloco Cora Coralina e hoje, com o acréscimo do bloco Bernardo Élis e do Núcleo de Educação Intercultural Takinahaky, a FL já se tornou um verdadeiro complexo.

Francisco José Quaresma também falou sobre os desafios para os próximos anos: “Pretendemos reformar o bloco Cora Coralina, realizar a primeira formatura do Curso de Bacharelado em Letras: tradução e interpretação em Libras/Português, continuar lutando pela criação de vagas para intérpretes nas salas de aulas, além de finalizar e construir novos laboratórios”.

Francisco Quaresma apresenta ações de sua gestão

Diretor Francisco Quaresma apresenta ações de sua gestão

Compareceram também na posse a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, que é professora da FL e ex-diretora da unidade e o ex-reitor da UFG, professor Edward Madureira.

Logo no início da cerimônia, a plateia pôde prestigiar uma apresentação do coral Lettere InCanto, projeto de extensão da FL para divulgar a cultura italiana através da música. O regente Aníbal Araújo aproveitou a ocasião e informou que em abril o grupo retornará aos ensaios. “O Lettere InCanto é aberto ao público. Para participar não é necessário saber a língua italiana, só é necessário gostar de música. Além de coristas, nos tornamos grandes amigos e é essa amizade que desejamos à direção para os próximos quatro anos”, concluiu.

Coral Lettere InCanto

Coral Lettere InCanto, da Faculdade de Letras, encantou o público durante cerimônia de posse

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Posse Direção Faculdade de Letras Destaque