Reitor da UFG e membros do SINT-IFESgo se reúnem para discutir conjuntura da educação

Em 13/03/15 16:57.

Grupo discutiu os desdobramentos internos e externos da atual situação da educação brasileira para a UFG

Texto: Silvânia Lima

Conjuntura externa e interna motivou encontro entre o reitor da UFG, Orlando Amaral, e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), na última terça-feira, 10/03. Em duas ocasiões, neste mês de março, o grupo discutiu os reflexos da conjuntura da educação para a UFG e outros assuntos internos.

Orlando Amaral anunciou que estão sendo feitos estudos para a otimização dos recursos da UFG e que será intensificado o processo educativo junto à comunidade acadêmica para a redução do consumo de energia, água e telefonia.

Além do orçamento das universidades, foram discutidos outros temas, como a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Hospital das Clínicas (HC) da UFG, a estruturação e funcionamento do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e a redução da taxa de insalubridade em algumas unidades. Fátima Reis, coordenadora do SINT-IFESgo, solicitou ao reitor a reativação da Comissão de Avaliação de Desempenho e da Comissão de Turnos Contínuos. Os dirigentes conversaram ainda sobre os programas de capacitação do servidor e as perspectivas de abertura de concursos públicos.

Orlando Amaral integra a diretoria executiva da Associação dos Dirigentes das Ifes (Andifes), que está empenhada em colaborar com a Frente Parlamentar Mista Pela Valorização das Universidades Federais. Com esse objetivo, na quarta-feira, 11/03, parlamentares de todo o Brasil se reuniram com os reitores, em um café da manhã promovido pela Andifes, em Brasília. Além de garantir o funcionamento pleno das Ifes, os reitores lutam para que as metas do Plano Nacional de Educação não sejam prejudicadas.

Categorias: Última hora destaque Sint-Ifes GO