reinauguração endoscopia

Após reforma, Centro de Endoscopia do HC é reinaugurado

Em 13/02/15 15:43.

Unidade adquiriu novos equipamentos para a realização de exames de alta complexidade

Texto: Angélica Queiroz

Foto: Carlos Siqueira

Após reforma e adaptação de sua estrutura física, foi reinaugurado no Hospital das Clínicas (HC) da UFG, na manhã desta sexta-feira (13), o Centro de Endoscopia Professor Joffre Marcondes de Rezende. Médicos, enfermeiros e diretores de unidades acadêmicas prestigiaram o evento que contou com a presença do reitor da UFG, Orlando Amaral e do diretor do HC, José Garcia Neto.

O chefe do serviço de endoscopia do HC, o médico gastroenterologista José Abel Alcanfor Ximenes, falou com orgulho da história do centro que, segundo ele, é hoje um dos mais completos nessa área entre os hospitais universitários federais. Ele lembrou e homenageou o professor que dá nome ao centro, que deveria estar presente na cerimônia, mas faleceu no último dia 26. “Foi ele quem idealizou, iniciou e estruturou o serviço de Endoscopia no HC e tenho certeza que ele agora está muito satisfeito de saber que plantou em terra fértil e o resultado está aqui”.

discurso endoscopia

Chefe do serviço de endoscopia homenageou professor Joffre Rezende

Filho do homenageado e também médico do setor, Joffre Rezende Filho falou, emocionado, sobre o pai. “Esse centro imortaliza o nome de quem dedicou a vida a esse hospital”, garantiu. Diretor do HC, José Garcia, lembrou a história do professor que ele considera "o pai da endoscopia goiana”. O diretor do HC também ressaltou o crescimento do hospital e lembrou que deve haver concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) até o mês de abril, para incrementar o quadro pessoal do hospital, incluindo o setor de endoscopia.

Em nome dos enfermeiros, a gerente de Enfermagem, Adriana Silva Azevedo afirmou que a modernização do centro é um sonho antigo que se realiza. “Queremos contar com a parceria de todos para oferecer um serviço de qualidade. Sonhem com a gente”, pediu. Reitor da UFG, Orlando Amaral, lembrou que o hospital está cumprindo o seu papel de dar atendimento digno à população que procura o HC. O reitor ainda destacou que a Ebserh não mudou a vocação do hospital. “Continuamos sendo um hospital escola, público, gratuito e de referência”, finalizou.

descerramento placa endoscopia

Autoridades fazem o descerramento da placa de reinauguração

Avanços

O Centro de Endoscopia agora conta com sete salas de exames. A sala de recuperação que, antes possuía seis leitos, foi ampliada e passou a contar com nove leitos, distribuídos conforme as normas da Vigilância Sanitária. O serviço também ganhou uma sala de laudos, sala de reuniões, vestiários para os funcionários e a recepção foi ampliada e readaptada para abrigar um espaço infantil. Equipamentos novos foram adquiridos com recursos oriundos do Ministério da Saúde: nove torres de vídeo, sendo três para Videoendoscopia, duas de Videobroncoscopia, duas de Videocolonoscopia e duas para Ecoendoscopia.

A obra ainda incluiu uma adaptação do espaço físico do Centro de Endoscopia, que passou a contar com uma área de 338,47m2, a partir da utilização de uma área antes utilizada pela Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM). Foram investidos cerca de R$ 409 mil reais, sendo R$ 349.758,19 oriundos do Ministério da Educação (MEC), por meio da Ebserh, e R$ 56.136,35 por meio de aditivo oriundo da UFG.

O serviço de Endoscopia do HC realiza diversos exames, inclusive alguns considerados altamente especializados e complexos e procedimentos para diagnosticar e tratar doenças do esôfago, estômago e duodeno. Em média, são realizados, por mês, 230 procedimentos e 50 biópsias no Centro de Endoscopia, que atende pacientes ambulatoriais, internos e de urgência.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Hospital das Clínicas