reitor se reúne com psicólogos

Grupo discute estratégias de apoio a estudantes com dificuldades

Em 06/02/15 11:57.

Prevenção à evasão foi um dos tópicos discutidos no encontro

Na manhã desta sexta-feira (6) o reitor da UFG, Orlando Amaral, e os pró-reitores de Graduação, Luiz Mello, e de Assuntos da Comunidade, Elson Morais, receberam psicólogos, psiquiatras e representantes do Programa Saudavelmente para discutir estratégias de apoio a estudantes com dificuldade, atuando na prevenção à evasão na Universidade.

Orlando do Amaral ouviu diversas propostas dos presentes e ressaltou a importância de se realizar um estudo aprofundado sobre a evasão. Ele destacou que esse é um problema nacional e lembrou que a média geral de conclusão de cursos nas universidades federais é de apenas 40%. Na UFG esse índice é pouco maior – 50% – mas ainda preocupante. Todas as propostas devem ser organizadas e uma nova reunião para definir ações deve ser agendada ainda para esse mês.

reunião estratégias

Propostas foram apreciadas pelo reitor que deve marcar nova reunião ainda para esse mês

Principais causas

Luiz Mello lembrou que as altas taxas de reprovação em disciplinas como Cálculo e Física são fatores que podem evoluir para uma situação mais complicada, levando à evasão. “Esses alunos muitas vezes estão estressados, ansiosos ou com baixa autoestima e precisam de acompanhamento,” destacou. Psicólogos e psiquiatras presentes concordaram que o sofrimento psíquico ou psicológico geralmente está associado ao baixo rendimento acadêmico e evasão.

Elson Morais atribuiu o problema também às dificuldades no ensino básico e ao fato de os estudantes terem que escolher suas carreiras muito cedo. Para o pró-reitor de Assuntos da Comunidade é necessário unir forças e organizar parcerias com órgãos como o Hospital das Clínicas, o Projeto Saudavelmente, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Psicologia, entre outros, para levar atendimento psicológico e psiquiátrico a esses estudantes.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Gabinete Última hora