TV UFG comemora 5 anos com novidades para 2015

Em 15/12/14 13:06.

TV fará migração do sistema analógico para o digital e estreará novos programas

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

O Cine UFG foi cenário na manhã de segunda-feira, 15 de dezembro, das comemorações do aniversário de cinco anos da TV UFG. O reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve presente na cerimônia, junto à comunidade universitária e importantes nomes que contribuíram e acompanharam as conquistas da TV ao longo dos anos. Na ocasião, também foram inauguradas as novas instalações da sede da TV UFG, localizada no terceiro andar do prédio da Faculdade de Ciência Contábeis e Economia (Face).

Ao início da cerimônia foram transmitidos vídeos institucionais sobre a TV UFG e a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE). O ex-diretor da Fundação RTVE e atual pró-reitor de Administração e Finanças (Proad), Carlito Lariucci, anunciou um importante passo para a emissora nos próximos anos: a migração para o sinal digital, que já está sendo realizada com a aquisição de novos equipamentos. Para ele, o próximo desafio é ampliar o sinal para as outras Regionais, já que por enquanto as transmissões são realizadas somente para a região metropolitana de Goiânia.

5 anos da TV UFG

Após 47 anos de luta para a implantação, a TV UFG comemora cinco anos e vem se consolidando com sua programação educativa e cultural

Também teve início o processo de compra de um transmissor de sinal digital, que será instalado no Morro do Mendanha e deverá estar em funcionamento ainda em 2015. O atual diretor da Fundação RTVE, Juarez Patrício de Oliveira Júnior, destacou que também está em discussão a integração de toda a área de comunicação da UFG em um novo prédio, que irá comportar melhor equipamentos e equipe tanto da TV e da fundação, quanto da Assessoria de Comunicação (Ascom) e Rádio Universitária. “O desafio é o que nos faz trabalhar e pensar”, reforçou.

Presente no evento comemorativo, o ex-reitor da UFG, Edward Madureira, parabenizou os funcionários, professores e alunos que colaboraram para o processo de implantação e consolidação da TV e destacou as lutas tanto de sua gestão quanto da atual para manter um veículo de comunicação desse porte. O atual reitor, Orlando Amaral, reafirmou o compromisso da gestão em fortalecer o caráter público da TV UFG e manifestou sua satisfação em participar desse momento que integra as grandes transformações vividas pela universidade nos últimos anos. Ele ainda enfatizou a importância da emissora na formação profissional. “A TV é um laboratório para nossos alunos e técnicos e cumpre um papel importante no ensino, pesquisa e extensão”.

Novidades

Os convidados puderam conhecer as novas instalações da TV UFG, que possui agora um estúdio para produção de conteúdos em formato digital. Com os novos equipamentos e estrutura, também serão produzidos três novos programas que farão parte da grade da programação a partir de 2015: um telejornal diário com entrevistas, uma revista sobre cultura e artes na cidade de Goiânia e ainda um programa semanal focado nas ações da universidade. “A TV está crescendo no mercado e começando a ser assistida. Queremos crescer ainda mais, ampliar esse espaço de participação da comunidade, dos segmentos organizados da sociedade, para de fato termos uma TV Pública”, relatou o gerente da TV UFG, Michael Valim.

5 anos da TV UFG

Sede da TV UFG ganhou nova estrutura, que inclui um estúdio para produção de programas em formato digital

TV UFG

Fundada no dia 14 de dezembro de 2009, a TV UFG é uma emissora de concessão da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), com caráter público e democrático. A programação integra conteúdos educativos e culturais que envolvem a diversidade, participação social e cidadania. As transmissões são feitas em sinal aberto (14 UHF) e fechado (canal 21 NET) para a região metropolitana de Goiânia e também via internet, com programação própria e exibição de conteúdos independentes, de outras universidades federais e parceiras como a TV Brasil, o Canal Futura, o Instituto Itaú Cultural e a Televisión América Latina.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: TV UFG aniversário última hora