CCUFG

Centro Cultural UFG inaugura exposição

Em 14/11/14 15:53.

Artistas, professores, pesquisadores da área e apreciadores conferiram a estreia da mostra que reúne 54 obras de artistas nacionais e internacionais

Os visitantes do Centro Cultural UFG, localizado no Câmpus Colemar Natal e Silva, na Praça Universitária, têm a oportunidade de apreciar diversidade de estilos e técnicas em arte contemporânea com a mostra de 54 obras do acervo da Universidade Federal de Goiás (UFG). A exposição Adensamento e Expansão, inaugurada ontem, 13, reúne produções em desenho, pintura, serigrafia, objeto, escultura, instalação, colagem e vídeo, executadas por 19 artistas e dois coletivos advindos de sete estados brasileiros e quatro países.

ccufg

A exposição resulta das articulações para desenvolver e ampliar o acervo da UFG que, atualmente, possui cerca de 500 obras de arte contemporânea. “Temos um grande volume de obras catalogadas e trabalhamos a contínua ampliação da coleção que, a cada ano, agrega mais obras de grande relevância artística e de elevado valor, enriquecendo o patrimônio cultural da Universidade Federal de Goiás”, destaca o diretor do Centro Cultural UFG e curador da mostra, Carlos Sena Passos.

ccufg 1

A exibição ao público do resultado do trabalho de formação do acervo iniciado há 15 anos busca também promover a ação formativa e educativa, além de ser representativo de um processo de amadurecimento, em diversos setores da prática de museologia, ocorrido no Centro Cultural UFG, explica Passos. “São vários papéis desempenhados, conservação, expografia, curadoria, ação educativa, produção de eventos e divulgação”.

carlos sena

O artista plástico, Carppio de Morais, cuja obra “Além do Tempo” integra a mostra, acredita que a inauguração da exposição é um marco para a arte em Goiás. “É uma visão mais responsável. Esse processo de adensamento e expansão, que dá nome à mostra, aconteceu em todos os sentidos: profissionalismo, técnica, responsabilidade e formação. Além disso dá espaço para o artista”, avalia.

Acesso à Arte

O Centro Cultural UFG recebeu público diversificado durante a inauguração. A técnica de enfermagem, Geneci de Souza, é mãe de artistas plásticos e conferiu a exposição com um convidado, o vizinho Nicolas de nove anos. Desde a infância, o garoto tem predileção pelas artes e pela primeira vez visitou uma exposição. “Sinto-me lisonjeada porque gosto muito de artes. Sempre que posso trago o Nicolas, pois vejo que ele gosta e se interessa. É um dever incentivá-lo”, comenta.

publico

Já o acadêmico de Química Industrial da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Hugo Gontijo, aprecia arte contemporânea e busca um contato diferenciado com as obras. “Leio todas as inscrições, tenho um olhar totalmente curioso e tento ver as coisas que estão feitas subliminarmente. Além disso, procuro entender os significados de todas as maneiras. É um olhar bem profundo e de análise”, afirma.

Em cartaz

A exposição ficará em cartaz até o dia 20 de dezembro de 2014 e, após o período de férias, reabrirá entre os dias 10 e 31 de março de 2015. A mostra reúne trabalhos dos artistas: Angelo Venosa (RJ), Almandrade (BA), Camila Soato (DF/SP), Carppio de Morais (DF), Chantal duPont (Montreal, Canadá), Cristina Canale (Berlim, Alemanha), Daniel Senise (RJ), Eliane Prolik (PR), Enauro de Castro (GO), Fernando Costa Filho (GO), Gê Orthof (DF), Jaime Bennati (Westerville, EUA), Leda Catunda (SP), Marina Boaventura (TO), Raquel Nava (DF), Rodrigo Godá (GO), Ruslán Torres (Hubana, Cuba), Valéria Pena-Costa (DF), Virgílio Neto (DF); e os coletivos Corpos Informáticos (DF) e Grupo Empreza (GO).

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora CCUFG Arte Contemporânea