CAI promove palestra sobre estudos na Austrália

Em 17/09/14 11:58.

Atividade apresenta oportunidades de intercâmbio para alunos de graduação da UFG

Texto: Thaíssa Veiga

Fotos: Carlos Siqueira

Palestra Oportunidades de Estudo na Austrália

Vinícius Barreto ressaltou que os programas de intercâmbio para a Austrália oferecem oportunidade de estudo em universidades que estão entre as 50 melhores  do mundo

A Coordenação de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG apresentou na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, a palestra sobre as Oportunidades de estudos na Austrália, direcionada a estudantes de graduação da UFG interessados em realizar intercâmbio para universidades australianas. A atividade foi ministrada pelo representante da agência de intercâmbio Australian Centre, Vinícius Barreto. A Australian Centre é a representante oficial das universidades do grupo Australian Technology Network of Universities (ATN) no Brasil.

No início da palestra, Vinícius Barreto destacou os pontos positivos do país e reforçou que o clima da Austrália e o calendário acadêmico das universidades são similares ao brasileiro. A coordenadora da CAI, a professora Ofir Bergemann de Aguiar, explicou que os estudantes da UFG podem contar com duas opções para candidatura a intercâmbio em instituições de ensino superior da Austrália: se inscrevendo no edital de pré-seleção da UFG ou pelo edital do Programa Ciência sem Fronteiras.

Uma das exigências para se candidatar ao intercâmbio é a realização do exame de proficiência. “Os candidatos devem ficar atentos à entrega do resultado do exame de nível junto com a documentação necessária. Muitos estudantes deixam para se inscreverem no teste no último momento, isso não é recomendado porque o exame tem um tempo para ficar pronto”, ressaltou o representante da Australian Centre.

Durante a palestra foi ressaltado que alunos que não possuem grande conhecimento na língua estrangeira e que não alcançaram a pontuação necessária nos exames de proficiência para realizarem o intercâmbio podem cursar 20 semanas de curso de inglês antes de iniciarem a graduação sanduíche. A oportunidade de aperfeiçoamento é oferecida somente para alunos que obterem no mínimo 35 pontos no TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language – Internet Based Test) ou nota mínima de 5 pontos no IELTS (International English Language Testing System).

Vinícius Barreto também destacou os critérios para a escolha dos candidatos para ingresso nas universidades: as notas obtidas por meio do exame de nível em língua inglesa, a entrega da documentação correta dentro do prazo exigido e a seleção de alunos segundo o número vagas que as instituições estrangeiras disponibilizam. Os candidatos podem escolher duas opções de universidade de acordo com a sua área de estudo.

O grupo ATN é composto de cinco universidades parceiras, são elas: Curtin University (Perth), QUT – Queensland University of Technology (Brisbane), RMIT University (Melbourne), UNISA – University of South Australia (Adelaide) e UTS – University of Technology Sydney (Sydney).

Quem pode participar do intercâmbio?

Estudantes matriculados em cursos de graduação nas áreas de Biologia, Tecnologia, Engenharia, Ciências Biomédicas ou Saúde podem se candidatar a intercâmbio para universidades australianas pelo Programa Ciências sem Fronteiras. É necessário que o candidato apresente bom desempenho acadêmico e que tenham um nível avançado de conhecimento da língua inglesa, comprovado por meio de exame de proficiência.

São pré-requisitos necessários para a candidatura:

- Ser brasileiro;

- Estar matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil, em específico nas áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;

- Obter nota de no mínimo 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2009;

- Bom desempenho acadêmico;

- Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 80% do currículo previsto no curso de graduação.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: última hora Palestra CAI intercâmbio