Logo VIVA Inquérito 2014

IPTSP participa da coordenação de pesquisa nacional

Em 01/09/14 09:53.

VIVA Inquérito 2014 irá colher e analisar dados de mortalidade

Texto: Caroline Pires

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG participa durante todo o mês de setembro da execução técnica do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) do Ministério da Saúde. A realização da pesquisa pelo VIVA tem por objetivo principal viabilizar a obtenção de dados e divulgação de informações sobre violências e acidentes que são atendidos cotidianamente pela rede pública de saúde.

O VIVA Inquérito 2014 será realizado entre os dia 1º e 30 de setembro em quatro unidades de atendimento de urgência de Goiânia. Nesse período serão entrevistados 2000 usuários do Sistema Único de Saúde.

A professora Marta Rovery, do departamento de Saúde Coletiva/IPSTP, ressalta que a participação dos usuários nessa investigação é fundamental. Segundo ela, essa colaboração é essencial para o conhecimento do impacto das causas externas para a mortalidade. Além disso, permitirá a ampliação e definição de políticas para contrapor a realidade da falta de dados e informações consistentes sobre o tema e que possam orientar ações do poder público.

Para a pesquisa, a equipe do VIVA Inquérito 2014 irá visitar o Cais Chácara do Governador, Cais Jardim Novo Mundo, Centro de em Ortopedia e fisioterapia e o Hospital de Urgências de Goiânia.

Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes

Em 2006 o Ministério da Saúde implantou o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) com a finalidade de viabilizar a obtenção de dados sobre o tema. Segundo o Ministério da Saúde, as consequências das violências e acidentes para o sistema de saúde e sociedade requerem o aperfeiçoamento dos sistemas de informação de mortalidade e morbidade por causas externas, com vistas a subsidiar as políticas públicas para prevenção de problemas, atenção integral às vítimas e promoção da saúde e da cultura da paz.

O município de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou o VIVA Sentinela em 2006, pesquisa realizada também nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2011. No ano de 2014, a pesquisa será realizada em todas as capitais brasileiras simultaneamente. Em Goiânia, a coordenação da pesquisa está sob a responsabilidade da Diretoria de Vigilância a Saúde/Departamento de Epidemiologia/Divisão de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e a execução técnica sob a regência do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP)/Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás, com parceria da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: IPTSP Última hora