Reunião MEC

Reitor da UFG faz parte da nova diretoria executiva da Andifes

Em 08/08/14 14:54.

Primeira reunião para definição de agenda de trabalho foi realizada no dia 12 de agosto

Foi eleita, na CXXXIII Reunião do Conselho Pleno, a nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que exercerá o mandato 2014/2015. A eleição ocorreu na Universidade Federal do Ceará (UFC), no último dia 1º.

O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo, é o novo presidente da Associação, tendo como primeiro vice-presidente, reitor Zaki Sobrinho (UFPR), suplente o reitor Natalino Salgado, a segunda vice-presidente, reitora Márcia Perales (UFAM), tendo como suplente o reitor Orlando do Amaral (UFG).

O 23º presidente da Andifes afirmou que o grande desafio estratégico da atual gestão será a implantação da Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais, lançada em maio deste ano pela Andifes. Esta proposta traça eixos para um novo processo de expansão do ensino superior público federal, e será entregue a todos os candidatos à presidência, como já acorreu em reunião entre os reitores e a presidente Dilma Rousseff.

posse andifes

“O nosso trabalho tem que ser focado no avanço da expansão que vivemos nos últimos anos. Buscaremos desenvolvimento regional, nacional, avanço na inovação e no processo de internacionalização. Incluímos neste processo a formação de professores e o apoio à educação a distância. O projeto para que isso aconteça, está pronto para ser trabalhado pelo próximo governo, junto com as universidades”, disse Targino Araújo.

O novo presidente ressaltou a importância do prosseguimento aos projetos desenvolvidos pela gestão anterior. “Sucedemos uma Diretoria Executiva que teve uma atuação intensa diante dos Ministérios, Governo Federal e o Parlamento. Vamos dar continuidade a esse trabalho, encaminhando ao Congresso o projeto de Lei Orgânica das nossas instituições, precisamos resolver a questão do passivo financeiro, e dar os encaminhamos às demandas das universidades, referentes implementação do Plano Nacional de Educação (PNE)”, disse Targino de Araújo.

Primeira reunião para definição de agenda de trabalho

A nova Diretoria Executiva da Andifes reuniu-se em Brasília, terça-feira (12), para definir a agenda do segundo semestre e pontuar temas prioritários que serão trabalhados no decorrer da gestão 2014/2015. Os reitores conversaram com os presidentes e coordenadores dos Fóruns e Colégios ligados à Andifes sobre linhas de atuação e reuniram-se com o Ministro da Educação, Henrique Paim, para apresentação dos membros da Diretoria e para falar sobre o orçamento.

A primeira atividade foi pautada por uma programação na qual se discutiu assuntos administrativos: do funcionamento da Andifes, e a lista de projetos comuns às Universidades Federais que será acompanhada pela Associação.  As prioridades de atuação da Andifes passam pelo orçamento das universidades, Plano Nacional de Educação (PNE), Fundações de Apoio, CT-Infra, demandas de gestão de pessoal, Educação a Distância (EAD) e, mais recentemente, programas como Plataforma do Conhecimento e eleições presidenciais. Parte dos assuntos estavam descritos na Agenda para o Desenvolvimento das Universidades e na proposta de atuação do Presidente eleito, reitor Targino Araújo.

Também ficou definido o calendário de atividades para o segundo semestre, com as datas para realização das reuniões do Conselho Pleno, Diretoria Executiva e Diretório Nacional. Além disso, está estabelecido um roteiro de visitas a órgãos de fiscalização do Governo Federal, ministérios e a lideranças do Congresso Nacional. O calendário completo foi enviado no dia 14 de agosto.

Reunião MEC

Diretoria Executiva:

Presidente: Reitor Targino de Araújo (UFSCar)

Primeiro Vice-presidente: Zaki Sobrinho (UFPR)

Suplente: Natalino Salgado (UFMA)

Segundo Vice-presidente: Márcia Perales (UFAM)

Suplente: Orlando do Amaral (UFG)

Secretário executivo: Gustavo Balduino

Acesse aqui a proposta de trabalho apresentada pelo presidente Targino de Araújo

Currículo reitor Targino de Araújo

Graduado em Engenharia de Produção pela EESC-USP (1978), Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (1982, 1994), é professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar desde 1979, sendo hoje Professor Associado III.

Como Reitor da UFSCar na Gestão 2008-2012, atuou na Andifes,  inicialmente integrando o Diretório Nacional da Associação como Vice-Presidente da Região Sudeste, como membro da Diretoria Executiva no período 2010-2011, integrando a Comissão de Autonomia e, mais recentemente, como Presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRIA) e da Comissão das Universidades com cursos de Saúde e sem Hospitais Universitários.

Foi Presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Está no seu segundo mandato como Reitor da UFSCAR (2012-2016), é segundo Vice-Presidente, da direção provisória da recém criada Associação dos Reitores das Universidades Latino-Americanas e Caribenhas (ACRULAC).

Fonte: Andifes

Categorias: Última hora Andifes Posse