4ª Roda de Conversa UFGInclui 01

Estudantes indígenas e quilombolas encontram-se com Reitor

Em 07/07/14 09:08.

4ª Roda de Conversa promovda pela Coordenação de Inclusão e Permanência faz balanço de atividades

Texto: Michele Martins

Fotos: Adriana Silva

No dia 2 de julho, ocorreu a 4ª edição da Roda de Conversa entre a gestão da UFG e estudantes indígenas e quilombolas. Foram recebidos 15 estudantes que ingressaram em diversos cursos de graduação na UFG pelo programa institucional UFG Inclui. O encontro é promovido pela Coordenação de Inclusão e Permanência da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Na ocasião, todos fizeram um balanço positivo dos encontros que já ocorreram. Além de receberem esclarecimentos sobre normas e procedimentos acadêmicos, os estudantes discutiram assuntos de inclusão e estreitamento das relações entre comunidades minoritárias e a UFG. Os estudantes afirmaram que algumas das ideias que surgiram das Rodas de Conversa têm estendido as ações de inclusão também para as comunidades indígenas e quilombolas. "Com a visita que realizamos com o professor Jean Baptista em Trindade, o vínculo de proximidade entre a comunidade e a universidade ficou fortalecida", declarou Marta Quintiliano da comunidade Quilombola Vó Rita, de Trindade.

Para a gestão da universidade, a criação da CAF diretamente ligada ao gabinete no reitor amplia as possibilidades de realização de ações afirmativas não só no âmbito da Graduação. "A universidade hoje tem uma capacidade maior de receber a diversidade que reproduz a realidade do Brasil. Estamos aqui para ajudar a resolver as dificuldades de permanência dos estudantes na universidade e superar as desigualdades sociais", declarou o reitor Orlando Amaral.

Os alunos foram recebidos pelo o reitor Orlando Afonso, o pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, a coordenadora de Ações Afirmativas (CAF), Luciene de Oliveira Dias e o coordenador de Inclusão e Permanência, Jean Baptista.

4ª Roda de Conversa UFGInclui 02

Atividades da Roda de Conversa serão retomadas no próximo semestre