Escola de Física I

Tecnologias implantadas em televisores é tema de palestra da Escola de Física

Em 03/07/14 16:58.

Evento recebeu alunos e professores do ensino médio

Texto: Thaíssa Veiga

Fotos: Carlos Siqueira

Entre as atividades desenvolvidas pela VII edição da Escola de Física do Instituto de Física (IF) da UFG, ocorreu nessa quarta-feira (2), a palestra sobre “LCD, Plasma e LED/OLED: Como funcionam? Qual o melhor?”, ministrada pelo professor Lauro Maia, cujo intuito foi mostrar os diversos modelos e as tecnologias dos televisores disponíveis no mercado.

Participaram estudantes do ensino médio de Goiânia. A Escola de Física ocorre há sete anos e as atividades seguem até o dia 4 de julho. Estiveram presentes 60 alunos do ensino médio de colégios públicos e particulares da capital.

Para o professor Lauro Maia, palestras como essa promovem a difusão do conhecimento e também apresenta os conteúdos de Física relacionados aos princípios envolvidos na fabricação desses tipos de telas de televisores e outros aparelhos. Foi a primeira vez que os alunos do 3º ano, Matheus Antônio e Fernando Rocha, do Colégio Estadual Pré-Universitário participaram do evento.

Eles ficaram entusiasmados com os estudos de Física aplicados ao desenvolvimento de materiais. Segundo Fernando Rocha, “eventos como esse despertam o interesse do aluno e esclarecem sobre o leque de oportunidades que o curso de Física oferece”.

Acompanhando os alunos, o professor de Física, Cairo Setúbal, do Colégio Estadual Pré-Universitário, alerta que o interesse dos alunos pela área ainda é pequeno “por isso, eu tento incentivá-los sempre participarem de palestras, seminários e minicursos, para despertar mais ainda o interesse”.

As diferentes tecnologias

Apresentando as vantagens e desvantagens de cada modelo de TV, o professor Lauro Maia explicou cada tipo de tecnologia e esclareceu dúvidas dos estudantes.

Nos televisores de plasma, como explicou o professor, são utilizados microcápsulas que permitem a inserção de gases e a passagem de corrente elétrica em seu interior para emissão de luz em cada pixel da tela. Modelos como esse são indicados para ambientes de baixa luminosidade, devido às células que são emitidas em sua tela. Os modelos de LCD (Liquid Crystal Display) utilizam uma tela de cristal líquido com uma luz fluorescente em seu interior. Possuem baixo consumo de energia em relação aos aparelhos CRT (Cathode Ray Tube), ou TVs de tubo. Os modelos de LCD são indicados para diferentes ambientes, especialmente externos, por ter uma tela cuja superfície externa é fosca e com isso reduz reflexões que podem atrapalhar a visibilidade das imagens em ambientes muito iluminados.

Nos aparelhos de LED(Light Emitting Diode) que também são fabricados com uma tela de cristal líquido, utilizam uma camada feita por um painel de diodos emissores de luz atrás de seu display. Essa tecnologia ainda é mais cara em relação às de LCD. As TVs com a tecnologia OLED (Organic Light-emitting diodo), possuem um painel feito com materiais orgânicos capaz de criar qualquer cor primária quando estimulada por corrente elétrica e não são necessárias lâmpadas na parte traseira. O consumo de energia é mais baixo em relação aos modelos anteriores, mas a vida útil do aparelho é inferior aos outros tipos de televisores e seu valor de mercado ainda é alto.

No final da palestra, o professor Lauro Maia apresentou ainda outras novidades como as TVs 3D e a TV a Laser que ainda estão em estudo.

Alunos na Escola de Física

Fonte: Ascom UFG