Parceria com a Fapeg

Fapeg e UFG assinam novas parcerias

Em 24/06/14 14:51.

Projetos da Face e EA receberão R$ 2,5 milhões de reais

Texto: Águita Araújo

Foto: Carlos Siqueira

Nesta terça-feira, 24 de junho, se realizou na UFG a cerimônia de assinatura de acordos de cooperação técnica e acadêmica entre a Universidade e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Por meio da parceria dois projetos da UFG receberão 2,5 milhões de reais para continuidade de pesquisas.

O encontro teve como objetivo efetivar o Programa de Manejo Integrado da Helicoverpa armigera em diferentes cultivos do Estado de Goiás, em parceria com a Escola de Agronomia (EA), e o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PREIEx) em Goiás, em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (Face).

O reitor da UFG, Orlando Amaral, afirmou que o investimento nesses projetos retratam a efetiva ação da Universidade em relação ao Estado. “A Fapeg tem feito a diferença em todos os setores da Universidade”, completou.

A presidente da Fapeg apontou a importância do fomento à ciência para o desenvolvimento empresarial do Estado para a agricultura. A respeito do controle da lagarta Helicoverpa armigera, identificada como praga nas lavouras de soja, milho e algodão, Maria Zaíra Turchi ressalta que a pesquisa poderá dar respostas eficientes aos agricultores para o enfrentamento da larva. Este Programa da Escola de Agronomia receberá R$ 2 milhões de reais e terá a coordenação da professora Cecília Czepak.

Já para o Projeto de Extensão Industrial Exportadora serão destinados R$ 500 mil reais. O objetivo deste projeto é orientar pequenas e médias empresas para a exportação. O diretor da Face, Moisés Ferreira da Cunha, afirmou que essa iniciativa procura associar ensino, pesquisa e extensão. Participam desse projeto a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Estiveram presentes representantes de diversas entidades estaduais e federais que apoiaram o convênio. Para compor a mesa diretiva, foram convidados o reitor da UFG, Orlando do Amaral; o Secretário de Estado da Agricultura Pecuária e Irrigação, Antônio Camilo; a presidente da Fapeg, Maria Zaíra Turchi; o diretor da Escola de Agronomia, Robson Geraldine, e o diretor da Face, Moisés Ferreira.

Assinatura

Da esquerda para a direita, reitor da UFG, Orlando Amaral, presidente da Fapeg, Maria Zaíra Turchi, e diretor da Face, Moisés Ferreira

Maria Zaíra

Maria Zaíra Turchi ressaltou a importância do convênio entre a UFG e a Fapeg