Tuberculose

Avanços e entraves no combate à tuberculose no mundo

Em 23/06/14 10:53.

A bactéria que tem se tornado cada vez mais resistente às drogas

A tuberculose é uma doença contagiosa com transmissão pelas vias aéreas. Estima-se que um terço da população mundial pode estar infectado pela tuberculose. Atualmente, está disponível uma vacina preventiva contra a tuberculose, a BCG, que é aplicada em recém-nascidos. Contudo, os estudos caminham para a produção de uma vacina terapêutica, ou seja, que possa ser administrada após a aquisição da doença.

O desafio se torna ainda maior e urgente, porque a bactéria tem sofrido mutações há milhares de anos, tornando-se resistente às drogas cada vez mais rápido.

Para viabilizar as pesquisas, é necessária a instalação de sofisticados laboratórios, que custam de 10 a 15 milhões de dólares, e de pesquisadores e técnicos capacitados para que não haja contaminação com a doença. No Brasil, existem dois ou três laboratórios pesquisando a doença, já nos Estados Unidos entre 10 e 15 laboratórios.

Para tratar sobre o tema, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) realizou, no início do ano, o 2° Workshop de Imunopatologia da Tuberculose. Durante o evento, a UFG recebeu Ian Michael Orme, professor internacionalmente reconhecido em pesquisas sobre tuberculose, com mais de 300 publicações científicas de referência. Confira a entrevista na íntegra.

Ian Michael Orme - 1

Ian Michael Orme é professor da Colorado State University