logo cnpq

Apoio a projetos de manutenção dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial

Em 12/06/14 11:28.

Projetos devem ser submetidos até o dia 2 de julho

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) e da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR), e a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPMPR) abriram inscrições para chamada pública, com o objetivo de apoiar financeiramente projetos que visem à implementação e manutenção dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial.

As inscrições estão abertas até o dia 2 de julho para projetos com vigência de dois anos, a partir do segundo semestre de 2014, que estabeleçam ações de extensão e pesquisa, envolvendo assessoramento, acompanhamento e monitoramento das iniciativas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário no âmbito do Programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em especial, na sua interface com as mulheres do campo e da floresta.

Professores e pesquisadores de instituições de Ensino Superior e Institutos Federais e Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica podem ser proponentes dos projetos. O objetivo é contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil Rural e da articulação das políticas públicas integrantes da matriz do Programa Territórios da Cidadania, com especial atenção à superação das desigualdades de renda e gênero.

Recursos para cada um dos 12 doze territórios do Estado de Goiás variam de cerca de R$ 350.000,00 a R$ 410.000,00, dependendo da região de desenvolvimento do projeto. Dentre diversos itens custeados, as despesas poderão incluir bolsas de R$ 360,00 para estudantes, R$ 1.100,00 para coordenadores de núcleo e de R$ 3.000,00 para o professor coordenador do projeto.

Os projetos deverão ser submetidos na data limite, dia 2 de julho, até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), por meio de arquivo contendo o projeto, e encaminhados ao CNPq exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O arquivo contendo o projeto de pesquisa deve ser gerado fora do Formulário de Propostas Online e anexado a este, no formato “pdf”, limitando-se a 3Mb (três megabytes). O proponente receberá, após o envio, um recibo eletrônico de protocolo da sua proposta, o qual servirá como comprovante da transmissão.

Confira o edital disponível na página da PROEC.

Categorias: Editais CNPq Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial pesquisa Extensão