Espaço das Profissões 2014 1

UFG recebe milhares de estudantes no Espaço das Profissões

在 08/04/14 17:01 上。

O Câmpus Samambaia ficou lotado de estudantes do ensino médio que foram conhecer melhor a carreira profissional dos cursos oferecidos pela universidade

Texto: Águita Araújo e Camila Godoy

Fotos: Adriana Cristina da Silva

Capa: Carlos Siqueira

A UFG estava movimentada na tarde desta terça-feira, 08/04. Ao todo, 35 mil alunos do ensino médio de Goiás se inscreveram para o Espaço das Profissões 2014. Nesta edição, o evento tem a participação de 168 escolas da rede pública, 102 da rede particular e 12 da rede conveniada, contabilizando 282 instituições de ensino, que podem acompanhar as atividades oferecidas até às 18 horas da quarta-feira, 09/04. Os participantes podem visitar salas interativas, conversar com professores e alunos da UFG, além de conhecer a estrutura física da instituição. A ideia é que eles possam conhecer melhor os cursos oferecidos pela universidade e fazer da melhor forma sua escolha profissional.

A abertura do evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, com a participação do reitor Orlando Amaral e do coordenador de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Lawrence Gonzaga Lopes. Na ocasião, o reitor agradeceu a presença dos estudantes e fez uma breve apresentação da universidade. Ele explicou que a instituição oferece cerca de 150 cursos de graduação e 90 cursos de pós-graduação. “Essa é uma das maiores e melhores universidades federais do Brasil. A UFG transforma quem passa por aqui e nós gostaríamos que vocês a escolhessem. Aproveitem essa oportunidade, passeiem pelo câmpus, conheçam nossos alunos e questionem. Sejam bem-vindos!”, completou.

Salas interativas

Depois da abertura do evento, os estudantes, vindos tanto de escolas da capital quanto do interior, espalharam-se pelas dezenas de salas interativas. Cada curso oferece um espaço para apresentar suas propostas aos alunos. Nelas, os estudantes conversam com professores e monitores que passam suas experiências e explicam sobre especificidades da graduação e da profissão. O reitor da UFG, Orlando Amaral, também passou pelas salas, conversou com os alunos, participou de experiências científicas e falou com professores.

sala bilogia

Sala interativa do curso de Ciências Biológicas

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Sirlene Aparecida Felisberto, acredita que o evento auxilia a entender um pouco a prática das profissões e, no caso da Biologia, a entrar em contato com as subáreas da graduação. Na sala interativa do curso, conteúdos didáticos de cada segmento dessa ciência eram apresentados aos visitantes. Carla Luísa, que está no segundo ano do ensino médio, pretende prestar vestibular para Medicina e gostou de conhecer mais sobre certas áreas da Biologia.

engenharia de produção

Professor de Engenharia de Produção da Regional Catalão da UFG, Daniel da Silva Mariano

O curso de Engenharia de Produção já existe na Regional Catalão e agora será criado na Regional Goiânia, a partir do segundo semestre, no Câmpus Aparecida de Goiânia. As principais formas de chamar atenção dos estudantes que ainda não conheciam essa profissão foram apresentando dados de expectativa salarial, o perfil do profissional no mercado e suas formas de qualificação. O professor de Engenharia de Produção da Regional Catalão da UFG, Daniel da Silva Mariano, afirma que o espaço é oportuno para divulgar o curso e esclarecer o que o profissional faz.

projeção

Projeção que indicava a sala de Relações Públicas

Já a equipe do curso de Relações Públicas procurou atrair visitantes por meio de imagens com projeções no corredor que indicavam o número da sala interativa e convidava as pessoas a conhecer o curso. A monitora Stéfany Borges, autora do videomap, comentou que a ideia está relacionada com as atividades da própria profissão. “Quando me perguntam o que um profissional de Relações Públicas faz, eu respondo: sucesso. Porque ele trabalha para o sucesso da imagem de uma marca, de uma empresa”. A monitora explicou que como os jovens são muito ligados à multimídia e, principalmente, às imagens, isso seria um modo de chamar atenção.

estudante na sala de jornalismo

Estudante Gabriela Alves Franco em dúvida entre Jornalismo e Relações Internacionais

Na sala ao lado, era apresentado o curso de Jornalismo. A estudante Gabriela Alves Franco, do segundo ano do ensino médio, está em dúvida entre este curso e o de Relações Internacionais. Ela achou interessante conhecer a sala interativa de Jornalismo, uma vez que pôde conhecer melhor como se exerce a profissão. O mural com vários jornais, onde recados podiam ser escritos, foi o lugar que ela mais se interessou.

Confira mais fotos no álbum do Picasa

资源: Ascom, Espaço das Profissões

类别: última hora Espaço das Profissões 2014