capa ronaldo mota

Ronaldo Mota ministra Aula Magna na UFG

Em 20/03/14 18:45.

Professor falou sobre a educação brasileira e os desafios do futuro permeado pelas tecnologias digitais

Texto: Camila Godoy

Fotos: Carlos Siqueira

O auditório do Cine UFG ficou lotado na tarde desta quinta-feira, 20 de março. Alunos, docentes e técnico-administrativos foram prestigiar a fala do professor Ronaldo Mota sobre O ensino superior e a aprendizagem no mundo das tecnologias digitais, durante a Aula Magna do projeto “Conheça a UFG”, programado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade.

O reitor, Orlando Amaral, agradeceu a presença do convidado e apresentou à plateia o currículo do palestrante. Ronaldo Mota teceu os problemas enfrentados na educação básica, nos ensinos médio e superior brasileiro, em uma apresentação que não faltou humor e desenvoltura. Para o professor, o Brasil tem o pior ensino médio do planeta: “Nosso fracasso na educação pode ser nossa solução. Se tudo estivesse perfeito, não teríamos ousadia para transformar”, disse.

Reitor Orlando Amaral, pró-reitor Luiz Mello e professor Ronaldo Mota durante Aula Magna

Reitor Orlando Amaral e pró-reitor Luiz Mello recebem o professor Ronaldo Mota

O estudioso acredita que a educação será totalmente reformulada em um futuro próximo. Ronaldo Mota aposta na metodologia de aprendizagem independente, oposta ao que acontece. Para ele, os estudantes chegarão às salas de aula tendo conhecimento prévio dos assuntos por meio de portais digitais. O professor defende que o principal desafio do profissional do futuro será estudar antes, saber onde encontrar as soluções, ser empreendedor e completa: “A vida é cheia de perguntas que não foram respondidas nas salas de aula”.

Durante a Aula Magna, Ronaldo Mota apontou dados que comprovam o desempenho satisfatório dessa metodologia e os indicativos de que o país caminha para essa direção. Ao final da exposição, o pró-reitor de Graduação da UFG, Luiz Mello, intermediou a participação da plateia, que direcionou perguntas e apresentou comentários. Ao final da exposição, de acordo com Luiz Mello, o sentimento foi de intensa reflexão. “Temos um futuro desafiador, que precisa ser encarado”, afirmou.

Professor Ronaldo Mota ministra Aula Magna

CONHEÇA RONALDO MOTA

O professor é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-Doutor na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA. Ronaldo Mota também foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação (MEC). O professor já foi condecorado pelo Presidente da República como comendador na classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e ocupou a Cátedra Anísio Teixeira/Capes, como Visiting Professorial Fellow no Institute of Education da University of London. Atualmente é pesquisador do CNPq em Física, consultor nas áreas de Educação e Inovação, coordenador do MBA em Engenharia e Inovação promovido por Veduca/UniSEB e professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonte: Ascom UFG

Categorias: última hora Ronaldo Mota Tecnologia Educação novas tecnologias