Direção e Produção de Arte

On 01/11/13 12:40 .

Direção e Produção de Arte

O curso de Direção e Produção de Arte é o mais novo bacharelado da Escola de Música e Artes Cênicas e começará a funcionar em agosto de 2010. Localizado na área de conhecimento das Artes Cênicas, ele estabelece importantes relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como a música, as artes visuais, a comunicação e a antropologia.

Do ponto de vista da direção de arte, ele engloba conhecimentos diversos no que se refere à cenografia, iluminação, figurino, fotografia, trilha sonora, maquiagem, confecção de máscaras, bonecos e formas animadas. Seu foco, do ponto de vista artístico, está situado nos aspectos técnicos da composição audiovisual de espetáculos de caráter cênico, com abertura para aplicações nas áreas do cinema e da televisão. Do ponto de vista da produção cultural, ele objetiva capacitar profissionais para atuar na elaboração de projetos e captação de recursos, fundamentados em estudos acerca das políticas públicas e culturais, com adequada compreensão dos processos criativos em artes cênicas.

O curso está estruturado para funcionar com interfaces contínuas em relação ao curso de Artes Cênicas (Teatro), mantendo diversas disciplinas em comum com ele. Entretanto, ao passo que o curso de Teatro está  focado nos aspectos humanos da produção cênica (performance do ator, encenação, arte-educação), o bacharelado em Direção e Produção de Arte se concentra no trabalho técnico de bastidores, de modo que está prevista uma adequada complementaridade entre a formação dos alunos de ambos os cursos.

A carga horária acadêmica é de 2.400h, dispostas nos horários do turno da noite. Para ingressar no curso, é importante que o candidato pretenda atuar no campo das artes cênicas e tenha aptidão para a criação artística, disponibilidade para trabalho plástico com materiais diversos, interesse na área das poéticas visuais e da elaboração e gerência de projetos.